As Maldivas tem 3 grandes zonas de surf, abrangendo uma região de mais de 300 milhas náuticas da latitude 4N para baixo do Equador. Abaixo algumas informações para quem deseja incluir surf durante a visita às Maldivas.
⠀
Os atóis das Ilhas Maldivas são um paraíso tropical localizado estrategicamente no centro do Oceano Índico, com uma exposição total a swells do Oceano Austral. Geograficamente, as Maldivas estão no cruzamento entre Europa, Ásia e África e, portanto, são servidas por uma grande variedade de companhias aéreas, sendo surpreendentemente acessíveis de todas as partes do mundo.
As 3 grandes zonas de surf nas Maldivas são:
- Atóis de Malé: temporada de março a outubro.
- Atóis Centrais: temporada de maio a agosto.
- Atóis Externos: temporada de final de fevereiro a abril e final de agosto a outubro.
O atol North Male tem breaks bem conhecidos, como Lohis, Cokes, Chickens, Sultans, Jailbreaks, Honkys e Ninjas, com melhores ondas de março a meados de outubro, durante as monção de sudoeste. A alta temporada é de junho a agosto. North Male oferece um mix de direitas e esquerdas que caracterizam alguns breaks longos, bem como alguns recifes rasos. Estas ondas podem ser acessadas a partir do resort ou por charter.
O atol South Male está a duas horas de barco de North Male (sem acesso para os dhonis dos resorts, mas facilmente acessível com um barco charter) e tem vários set-ups. Os swells nesta região são menores que em North Male, porém menos cheios.
Os Atóis Centrais ficam entre os Atóis de Malé e os Atóis Externos (Outers), tendo mais de uma dúzia de ondas praticamente desconhecidas do público. De maio a final de agosto, um barco charter faz a viagem de 12 noites no sentido Malé – Laamu, parando nos atóis Maluku, Hadhdhunmhthee, Meemu e Laamu, e levando a breaks perfeitos. Visitantes fiéis voltam ano após ano, passando seus dias surfando as famosos ondas do North Male, incluindo Cokes, Chickens, Sultans, Honkys e Jailbreaks.
Os Atóis Externos de Gaafu Dhaal e Seenu estão mais ao sul das Maldivas. Esta área tem uma temporada diferente dos Atóis de Malé e Centrais devido à frentes com orientação sudoeste que passam por ali, com ondas quebrado melhor com as moções nordeste, o que acontece entre o final de agosto até abril.
⠀
Surfe com acesso do resort
Niyama
Os hóspedes do Niyama têm acesso à spots pouco conhecidos, com ondas sem multidões. As ondas são relativamente suaves, mas adequadas para surfistas de nível intermédio a avançado. Porém os iniciantes não ficam de fora, com alguns locais perfeitos para treinarem.
A apenas 5 minutos de lancha está Kasabu em Kudahuvadho Corber, um tubo de direita. Em swells maiores, em 10 minutos chega-se a Hocus Pocus, em Maeenboodhoo Corner, com tubos de direita. Sem sair do hotel é possível surfar Vodi, em Niyama Corner, com ondas de esquerda.
O FLOAT, centro de esportes aquáticos do Niyama, oferece uma variedade de programas e serviços de surfe sob medida para surfistas de todos os níveis. De cursos para iniciantes a opções de passes de surfe com traslados de barcos para pontos mais afastados do resort, um profissional está à disposição para ajudar todos os surfistas e entusiastas a tirarem o máximo proveito da estadia.
⠀
Four Seasons Kudha Hura Resort
O Four Seasons Kudha Hura conta com o luxo das melhores acomodações e o luxo das melhores ondas, com assistência completa da equipe do hotel. Perfeito para todos os tipos de surfistas, desde o iniciante até o profissional. Tem saída todos os dias para os principais picos de surf da região, acompanhado de um guia profissional. Aproveite as ondas com decolagens altas e fáceis, e long rides nos mais quentes, consistentes e melhores swells do mundo.
No Four Seasons cada surfista é tratado como único. Desde o momento de chegada até o momento da saída. O resort preserva a individualidade de cada cliente e disponibilizam todos os equipamentos de surf.
⠀
Six Senses Resort
O Six Senses Laamu fica no atol central das Maldivas, localizado em ponto estratégico. Além de ser o único resort no atol fica ao lado dos melhores breaks. Obviamente os hóspedes / surfistas sentem-se privilegiados pela paz encontrada no lugar, tanto no resort quanto no mar sem multidão. Uma sensação incrível de conforto e tranquilidade. A melhor temporada de ondas é entre abril e outubro, quando o vento e as ondas estão em alta, dando os melhores swells possíveis.
De dentro do resort, você já pode ver o break mais famoso do atol, o Yin Yang, que quebra nos recifes da ilha de Hithadhoo. As saídas para os breaks são durante a manhã e a tarde, dependendo de tempo, vento e da vontade do hóspede. Existem ótimas direitas e esquerdas ao redor da ilha.
O Six Senses é simplesmente um paraíso de sensações, tanto as promovidas pelos serviços do resort, como as promovidas pela natureza que o cerca. Clique aqui e conheça mais sobre o resort.
⠀
As ondas nas Maldivas
Chickens – Point break de longas esquerdas com várias seções.
Cola’s – Direita um pouco mais curta, power onde se encontram alguns dos melhores tubos das Maldivas.
Lohi’s – Esquerda que quebra de frente ao Hotel Hudhuransfushi, com seções bem manobráveis e alguns tubos.
Ninja’s – É aquela direita bem fácil.
Pasta Point – Esta é esquerda mais longa que existe no mundo todo.
Sultans – É a direita mais consistente das Maldivas; ela quebra com grande frequência e tem um bom tamanho. Bom tamanho.
Honky’s – Esquerda de Sultans.
Jailbreaks – Excelente direita com uma sessão atrás da outra.
Furana – Direita bastante longa. Excelente!
Ying Yang – Direita perfeita e constante. Inside tubular.
⠀
Conhece um amigo que sonha em surfar nas Maldivas com muito conforto e comodidade? Compartilha este post com ele/ela.
Para mais informações sobre programas, itinerários e valores para as Maldivas, confira nossas sugestões de pacotes no site e fale com o seu agente de viagem para solicitar reserva com os melhores valores.
Até a próxima!