Viajamos a convite do Turismo de Santa Lúcia para conhecer uma das ilhas mais pitorescas e únicas do Caribe, St. Lucia. É o destino perfeito para quem busca romance, descanso, aventura ou a combinação dos três.

 

Santa Lúcia é uma ilha das Pequenas Antilhas, no Caribe, próximo à Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados. Seus primeiros ocupantes foram os índios aruaques, que foram conquistados, antes mesmo da chegada dos europeus, pelos índios caraíbas que ali se estabeleceram.

A partir da metade do século XVII, colonos franceses se estabeleceram na ilha e sua posse passou a ser disputada entre a França e a Grã-Bretanha, com os britânicos vencendo eventualmente em 1814. Sua independência chegou em 1979, sendo atualmente parte do Commonwealth.

O aeroporto de Santa Lúcia é pequeno e simples, realmente fácil de identificar o que fazer e onde ir. Brasileiros não precisam de visto ou pagar taxa para admissão no país, mas se estiver vindo de Miami, precisará do visto americano para a conexão.

É possível fazer câmbio para dólar de Santa Lúcia no próprio aeroporto, embora existam bancos em Castries que possam ter taxas cambiais mais favoráveis. Quem não quiser fazer troca de moeda pode usar o dólar americano ou cartão de crédito.

Aeroporto de Santa Lucia - foto Dinah Carvalho

Aeroporto de Santa Lucia, que recebe voos de várias cidades dos Estados Unidos e Europa – foto Dinah Carvalho

Vista aérea da capital de St. Lucia, Castries - foto Turismo de Santa Lucia

Vista aérea da capital e maior cidade de St. Lucia, Castries – foto Turismo de Santa Lucia

Os dois pilares da economia da ilha são a agronomia e o turismo. Por ser uma ilha vulcânica, os produtos de Santa Lúcia têm um sabor acentuado, sendo que os principais, de maior destaque, são o cacau, a baunilha e a banana. Se visitar na temporada de pesca de lagosta, prepare-se para um deleite imperdível! A ilha produz alguns dos chocolates mais procurados do mundo e é tão presente na cultura santa-lucense que, além de passeios para visitar plantações de cacau, degustações e massagens usando o chocolate, o mês de agosto inteiro dedicado a ele.

Santa Lúcia é o tipo de destino eclético, que recebe diversos tipos de visitantes e que está preparado para atender às mais diferentes necessidades. Ao contrário de algumas ilhas, Santa Lucia oferece muitas atividades que podem ser feitas durante a estadia. O cartão postal do país, as Montanhas Pitons, proporcionam uma gama de atividades ao ar livre como trilhas, cachoeiras, escalada, passeio a cavalo, piscina de lama e termais, snorkel e mergulho do nível básico até avançado, tirolesas e passeios de barco.

Um ícone no Caribe, as imponentes montanhas vulcânicas de Gross Piton e Petit Piton são parada obrigatória - foto Turismo de Santa Lucia

Um ícone no Caribe, as imponentes montanhas vulcânicas de Gross Piton e Petit Piton, conhecidas como as Pitons, são visita obrigatória – foto Turismo de Santa Lucia

Cachoeira na floresta tropical - foto Turismo de Santa Lucia

Trilhas e cachoeira na floresta tropical são algumas das atividades que se pode fazer em Santa Lucia – foto Turismo de Santa Lucia

Atividades aquáticas disponíveis nos resorts - foto Turismo de Santa Lucia

A ilha é um paraíso para quem gosta de praticar atividades aquáticas – foto Turismo de Santa Lucia

Campo geotermal - Foto Turismo de Santa Lucia

As piscinas de lama estão bem próximas do campo geotermal, no sul da ilha – Foto Turismo de Santa Lucia

Velejar a dois ou em grupo: em St. Lucia você encontra - foto Turismo de Santa Lucia

Velejar a dois ou em grupo: excelente forma de explorar a ilha e conhecer lindas praias e baías ao redor da ilha – foto Turismo de Santa Lucia

Pigeon Island, no norte da ilha, uma vez um ponto estratégico na Batalha dos Santos, conhecida como a batalha naval mais importante já travada no Caribe, é hoje um parque de 40 acres que retrata as muitas lendas históricas de Santa Lúcia e está rodeado por paisagens marinhas fantásticos. Num dia claro é possível avistar a ilha de Martinica. É, na verdade, conhecido como um “museu vivo” e vale a visita para passar o dia.

Pigeon Island - foto Turismo de Santa Lucia

Pigeon Island é uma excelente opção para um day tour – foto Turismo de Santa Lucia

Tantas atividades (ou até mesmo ficar na praia relaxando com um bom livre) com certeza vai abrir seu apetite e a gastronomia santa-lucense, que combina influências das cozinhas inglesa, francesa, indiana e crioula, não decepciona. A maior parte dos restaurantes em St. Lucia estão concentrados nas zonas turísticas, em torno de Castries, Soufrière, Rodney Bay e Gros Islet.

Um restaurante que vale a visita – seja pela comida, pela vista, pelas artes expostas quanto pela história do casarão – é o The Pink Plantation House, em Castries. Com sorte, se pode conhecer a dona e artista, Michelle Elliot, e aprender mais sobre sua inspiração. Dica: reservas são imprescindíveis para conseguir um lugar!

Obras de arte feitos pela dona do The Pink Plantation - foto Dinah Carvalho

Obras de arte feitos pela dona do The Pink Plantation – foto Dinah Carvalho

O casarão é repleto de memorabilias mostrando pessoas que ali moraram e trabalharam - foto Dinah Carvalho

O casarão é repleto de memorabilias mostrando pessoas que ali moraram e trabalharam – foto Dinah Carvalho

 

O que comprar em St. Lucia?

  • o famoso ketchup de banana, feito com banana, vinagre, especiarias e alho fresco. Um item realmente único de St. Lucia que pode ser consumido com peixes, carnes, batata frita.
Ketchup de banana é um produto único de St. Lucia - foto Dinah Carvalho

Ketchup de banana é um produto único de St. Lucia – foto Dinah Carvalho

Especiarias vendidas no Mercado de Castries - foto Dinah Carvalho

Especiarias vendidas no Mercado de Castries – foto Dinah Carvalho

  • spiced rum, uma garrafa com diversos tipos de especiarias em que se coloca o rum em seu estado cru e deixa para curtir por alguns anos.
Garrafa com especiarias para preparar o spiced rum - foto Dinah Carvalho

Garrafa com especiarias para preparar o spiced rum – foto Dinah Carvalho

O colorido artesanato de St. Lucia - foto Dinah Carvalho

O colorido artesanato de St. Lucia – foto Dinah Carvalho

Os hotéis turísticos se concentram em duas áreas da ilha: ao norte, na região de Rodney Bay, e ao sul, próximo à cidadela de Soufrière. Como a direção é mão inglesa, recomenda-se usar serviços de traslados ou táxi para se deslocar pela ilha. As estradas são bem conservadas (passaram por reforma recentemente) e devido à geografia montanhosa da ilha, são bastante tortuosas. Uma forma comum de deslocamento entre norte e sul é por mar, podendo inclusive ser um passeio bacana para ver mais da ilha. Sem contar que é mais rápido que por terra!

 

Por que escolher St. Lucia como o seu próximo destino no Caribe?

  • não está na rota dos furacões;
  • preços de hotelaria e gastronomia são mais baixos que em Turks & Caicos ou em St. Barths, mas com a mesma qualidade e serviço;
  • excelente destino para lua de mel e casamento;
  • ótimo destino para ver baleias e tartarugas marinhas;
  • cultura do bem estar.

 

 

No próximo post traremos sugestões de lindos e surpreendentes hotéis tanto no norte como no sul da ilha. Se gostou e quiser saber como visitar este incrível destino caribenho, entre em contato com um agente de viagem e solicite um orçamento personalizado!