A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, no meio do Oceano Pacífico, o lugar habitado mais isolado do planeta, proporciona ao visitante uma autenticidade inconfundível. As atividades e excursões oferecidas pelo Hangaroa permitem tirar o máximo de uma estadia na Ilha de Páscoa.

Com mais de mil Moais, estátuas que desafiam a lógica humana, Rapa Nui tem um ar enigmático. Para que você possa viver de forma autêntica esta mística experiência, o Hangaroa fez parceria com guias locais, treinados com docentes especialistas em cultura Polinésia e outros assuntos.

O resultado são excursões arqueológicas que percorrem os principais pontos de Rapa Nui. Além disso, oferecem outras sete experiências para conhecer a ilha, em cenários memoráveis.

Passeios arqueológicos na Ilha de Páscoa

1. Taharoa (Tongariki)

Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa

Caminhada pela costa para visitar o maior ponto fotográfico da Ilha de Páscoa: o enorme Ahu Tongariki, uma das construções mais emblemáticas do mundo polinésio.

Ali se encontra uma fileira com 15 moais que formam uma das vistas mais marcantes de Rapa Nui. Visita à praia de Anakena, um dos primeiros pontos de chegada da cultura polinésia, onde a lenda diz que o rei Hotu Matu’a desembarcou na ilha.

  • Lugares a serem visitados: Anakena, Te Pito Kura, Hanga Ho’onu, Taharoa, Ahu Tongariki.
  • Distância da caminhada: 1,5 km.
  • Posição geográfica: costa nordeste.

2. Ara Moai (Rano Raraku)

Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa

Visita a Rano Raraku, uma das principais atrações da ilha, onde estão diversos moais enormes, muitos deles ainda incompletos. Ali está a maior estátua da ilha, com 21 metros de altura, ainda presa à pedra. Trata-se de uma excursão para explorar o entorno natural e arqueológico do vulcão Rano Raraku, a principal pedreira dos Moai. Durante o passeio, é possível conhecer os principais processos de talhado e as teorias de transporte dessas misteriosas estátuas.

  • Distância da caminhada: 5,4 km
  • Posição geográfica: centro sudeste de Rapa Nui.

3. Ara O Te Ao (Orongo)

Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa

Um dos caminhos mais antigos da ilha, chamado Ara O Te Ao, leva ao imponente mirante da Rano Kau, a maior cratera da ilha e uma das melhores vistas panorâmicas de Rapa Nui. A partir dali, continuação até Orongo, uma antiga aldeia de cerimônias e um dos cenários mais espetaculares da ilha. Neste lugar era realizada a competição de Tangata Manu ou “O homem pássaro”, o culto de maior importância da cultura Rapa Nui até o século XIX. Tratava-se de um ritual para obter o primeiro ovo da temporada do pássado manu tara. A arquitetura do hotel Hangaroa é uma homenagem a esta aldeia.

  • Distância da caminhada: 5,1 km.
  • Posição geográfica: região sudoeste de Rapa Nui.

4. Avareipua (Ahu Akivi)

Visita a um dos assentamentos de fundação de Rapa Nui, chamado Ahu Te Peu. Este lugar é de grande importância arqueológica, porque os vestígios ali encontrados permaneceram intactos desde quando seus antigos habitantes abandonaram o local. Por conta disso, os pesquisadores puderam chegar a diversas conclusões sobre o estilo de vida dos antepassados Rapa Nui.

Em seguida, visita a Ahu Akivi, uma das poucas bases construídas no interior da ilha. Os moais em Ahu têm uma particularidade: dizem que são os únicos que olham ao mar, já que todos os outros estão de costas ao oceano.

  • Distância da caminhada: 5,2 km.
  • Posição geográfica: região central da ilha.

Outras atividades na Ilha de Páscoa

1. Trekking no vulcão Poike

Caminhada que visita o primeiro vulcão da ilha. Além de ser um lugar que se destaca pelas vistas panorâmicas, trata-se também de um local cheio de elementos históricos e arqueológicos. No passado havia alta densidade de vegetação, motivo pelo qual muitos habitantes viviam naquele lugar. Durante a caminhada é possível ver restos de moais, ahus e itens nativos que mostram antigas tradições da cultura Rapa Nui. Em razão da super exploração que aconteceu em Poike, hoje é uma região protegida pela CONAF e pelos administradores do parque, que têm como objetivo reflorestar com vegetação nativa.

  • Distância da caminhada: 7,5 km.
  • Posição geográfica: península leste de Rapa Nui.

2. Passeios de bicicleta

O hotel Hangaroa organiza um passeio de bicicleta que visita a costa sudoeste da vila de Hanga Roa até chegar à região de Vai a Mei. Ali, começa o caminho até Ana Kakenga, também conhecida como a caverna das janelas, de onde se tem uma linda vista do Motu Tautara e do Oceano Pacífico. Assim como as demais cavernas da ilha, Ana Kakenga é de origem vulcânica e era utilizada como refúgio durante as lutas internas das tribos. A procedência vulcânica e o solo irregular criam um pouco de dificuldade no trajeto.

  • Distância do trajeto: 13 km.
  • Posição geográfica: costa sudoeste.

3. Passeio em bote para Matu Nui

Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa

Visita às três pequenas ilhas em frente ao penhasco do Rano Kau, também conhecidas como Matu Nui. Era um lugar essencial para o “Tangata Manu”, a competição do homem pássaro, onde era realizado o culto da religião Rapa Nui antes da conversão ao Catolicismo. A saída deste passeio depende das condições climáticas e marítimas. O passeio começa com uma conversa em terra seguido de entrega dos equipamentos e snorkel ao redor das ilhotas.

  • Duração do passeio: 2 horas, e aproximadamente 25 minutos de snorkel.
  • Posição geográfica: Motu Nui.

4. Praia Anakena

Ilha de Páscoa
Foto: Turismo Chile

Visita à linda praia de areia branca e águas turqueza, que se mantém
em perfeito estado duranto o ano todo. Além disso, a praia conta com os ahu Ature Huki e o Nau Nau. Esse foi o lugar de assentamento do primeiro rei da ilha, Ariki Hotu Matua, dando origem a um importante centro de organização social, política e cultural. Esta excursão não inclui guia; trata-se de um transfer de ida e volta do hotel Hangaroa, para que seus hóspedes possam aproveitar e relaxar.

  • Duração do passeio: 3 horas.
  • Posição geográfica: Hanga Rau de Rapa Nui, Anakena.

5. Nascer do sol em Tongariki

Passeio para observar um mágico amanhecer observando o Ahu Tongariki, o maior ahu na Ilha de Páscoa. A hora de saída do hotel varia de acordo com a época do ano.

  • Duração do passeio: 2 horas.
  • Posição geográfica: Ahu Tahai, costa sudoeste Rapa Nui.

6. Visita ao povoado de Hanga Roa e pôr do sol em Tahai

Saída do hotel Hangaroa caminhando, passa-se pela única cidade Rapa Nui, Hanga Roa, para visitar seus principais pontos e conhecendo os costumes locais que são baseados nas tradições ancestrais da ilha. O passeio termina no Ahu Tahai, complexo com três ahus com estátuas restauradas, para ver o pôr do sol. No verão, o pôr do sol acontece por volta das 21 horas. Neste período, fica-se um tempo observando o belo cenário, com retorno ao hotel antes do sol se por.

  • Duração do passeio: 3 horas.
  • Posição geográfica: costa leste de Rapa Nui.

7. Quadriciclos 4×4

Esta é uma atividade sem guia, onde, durante meio período, os hóspedes podem percorrer a ilha com os quadricilos, voltando aos pontos que mais gostaram. Por não ter um guia, cada hóspede é responsável pela sua experiência.

  • Duração do passeio: meio dia.
  • Posição geográfica: livre.

O Hotel Hangaroa

Para aproveitar todas estas atividades, nada melhor que ter uma acomodação que convida ao relaxamento, à harmonia e à tranquilidade, com uma arquitetura orgânica, que abraça a iluminação natural.

O hotel Hangaroa é o resultado de um trabalho baseado na sustentabilidade, tanto do ponto de visto humano, como ecológico e cultural. Os detalhes de sua arquitetura, serviços e atividades convidam os viajantes a se tornarem parte de uma aventura que combina conhecer, cuidar e preservar o meio ambiente.

Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa
Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa

Os restaurantes e bar oferecem receitas originais, usando produtos que incluem frutos do mar, especiarias polinésias, frutas e vegetais. Uma combinações de aromas, sabores e cores para uma experiência gastronômica na Ilha de Páscoa.

Ilha de Páscoa
Foto: Hotel Hangaroa

Leia também:

No site da Kangaroo temos a opção de uma extensão em Hangaroa, que pode ser combinada tanto em uma visita à Polinésia Francesa ou em uma visita ao Chile. Porém, que tal fazer da Ilha de Páscoa o seu destino final? Basta falar com o seu agente de viagem e solicitar um orçamento personalizado.

Até a próxima!