Minha primeira visita ao Japão (sim, virão outras) foi para participar de um evento de turismo. Em seguida, fiz uma breve viagem pela Golden Route e abaixo conto as minhas primeiras impressões.

 

Assim como para muitos dos meus amigos, uma viagem para o Japão sempre foi um sonho que não havia parado para pensar e planejar. Quando surgiu a oportunidade de participar da Visit Japan Travel Mart à convite do órgão de turismo japonês, fiquei bastante animada.

Infelizmente, não consegui passar muito tempo em Tóquio (razão para voltar, certo?) e ao término do evento fiz o roteiro mais procurados pelos visitantes brasileiros: a Golden Route. O itinerário preferido de quem visita o país pela primeira vez passa por Hakone, Quioto e Osaka.

 

Primeiras impressões

Já na chegada ao aeroporto de Narita, o mais afastado de Tóquio, foi possível notar um nível de organização fora do comum. Se você pensa que a imigração norte-americana ou européia funciona bem, a do Japão te deixa estarrecido. Não apenas pela eficiência em todo o processo (não levei mais que 5 minutos), mas também pelo fato de pessoas de idade trabalharem na imigração.

Para ir do aeroporto até o hotel decidi usar um traslado chamado Limousine Bus, que conta com serviços levando à diversos hotéis, estações de trem ou regiões de Tóquio. Aqui, mais uma prova da eficiência e comprometimento japonês com o serviço prestado: pontualidade tanto na chegada quando saída dos ônibus.

O cumprimento japonês, com a inclinação da cabeça e/ou do tronco é repetido inúmeras vezes e pude ver nas mais diferentes ocasiões: entre colegas ou dignatários durante a feira, sempre que chegavam para uma reunião comigo, entre prestadores de serviço (trem, ônibus, mercado). Tudo é sempre muito respeitoso e, de certa forma, formal.

Algo que ficou bastante claro é que o japonês usa bastante o transporte público. Com uma malha extensa, que permite acesso aos mais diferentes pontos do país, embora voar seja uma opção, muitos preferem o trem devido a sua praticidade, pontualidade e, até certa forma, custo. Embora não tenha sido meu caso, para quem deseja explorar o país, comprar um ticket do Japan Railway é uma excelente opção. Dica: procure se familiarizar com as linhas de trem para facilitar quando chegar ao Japão. Tentar entender tudo quando já estiver na estação vai te tomar alguns minutos.

Embora a dificuldade na comunicação em inglês seja uma realidade, se você pede direções a um japonês, corre o sério risco que ele o leve até o trem que precisa pegar. Ou ainda de tê-lo acompanhando até o destino.

 

A Goulden Route

A famosa Golden Route que segue a rota da antiga estrada de Tokaido, indo de Tóquio a Quioto, passando por alguns dos locais mais famosos do Japão, incluindo o Monte Fuji e Hakone.

Saindo de Tóquio, a primeira parada foi no Fuji Bussharito Heiwa Park, em Shizuoka, um templo shintoista construído para pedir pela paz mundial. Em dias claros é possível avistar o Monte Fuji em toda sua glória, mas como o dia estava nublado não foi possível ver a montanha mais alta do Japão. O passeio de barco pelo  Lago Kawaguchi leva até a Hakone, conhecida por seus resorts de águas termais quente (onsen), que atraem visitantes japoneses e internacionais devido à proximidade de Tóquio e o Monte Fuji.

Fiji Bussharito Heiwa Park

Hakone Cruise

Hakone Cruise

Em Hakone, uma surpresa: visita à loja de um senhor que fabrica as incríveis Himitsu Bako, também conhecidas como Japanese Puzzle Box ou caixa segredo. Com opção das mais simples até super complicadas, a combinação de souvenir com quebra-cabeça a faz um presente único para trazer de persente.

A viagem de Hakone a Quioto foi em trem de alta velocidade, o Shinkansen. O som de um passando pela estação é de arrepiar. Dentro, assentos confortáveis com bastante espaço para as pernas, e muito silêncio. Apesar da velocidade de quase 300 km/h, foi uma das viagens de trem mais tranquilas que já fiz.

Japao

Estação de Odawara, aguardando o trem bala em direção a Kyoto

Em Kyoto, uma joia com construções tradicionais e sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO, duas experiências: experimentar quimono e meditação no templo Zen Myoshinji.

Vestir o quimono é uma arte e embora algumas japonesas o façam sozinhas, são tantas camadas e dobras que faz a gente pensar ser impossível! É possível vestir o quimono e usá-lo durante o dia todo enquanto conhece os principais pontos de Kyoto (é possível ver várias japonesas andando pelas ruas em quimono) ou vesti-lo apenas para uma sessão de fotos. Qualquer que seja a opção escolhida, com certeza é bem bacana e diferente!

A aula de meditação no Templo Ryoanji foi um dos pontos altos da viagem. O monge, um pesquisador de tecnologias, mostra como empregar os ensinamentos zen no mundo corporativo, incluindo os benefícios de tomar o chá verde no lugar dos energéticos, que ficaram famosos entre executivos nos anos 2000. Para quem deseja uma imersão, é possível combinar acomodação e aulas no templo.

O Templo é tanto um lugar de meditação como de aprendizado. Vale a pena separar um dia para aula.

Myoshinji

Degustação chá depois da meditação no Myoshinji Temple.

Kyoto

Devido à grande quantidade de árvores, tanto a primavera, com as cerejeiras, ou o outono com a troca das folhas, são épocas perfeitas para visitar Kyoto.

Outros pontos de interesse em Kyoto que visitamos: o Templo Kinkakuji, mais conhecido como Pavilhão Dourado; o Templo Ryoanji; o Bamboo Grove e a área de Gion, mundialmente conhecido pelas gueixas. As gueixas são cada vez mais raras e as remanescentes são tratadas como celebridades. Conseguimos ver uma saindo rapidamente para pegar um táxi e duas maikos (aprendizes) andando na rua.

Pavilhão Dourado

Um ícone de Kyoto: o Templo Kinkakuji (Pavilhão Dourado)

Kyoto

Gion atrai turistas com alta concentração de casas tradicionais de madeira e a possibilidade de avistar maikos e gueixas.

Kyoto

Os caminhos pelos bosques de bambu (Bamboo Grove) fazem uma boa caminhada ou passeio de bicicleta (se vazio). Os bosques ficam ainda mais atraentes quando há um vento leve e os talos altos de bambu balançam suavemente para frente e para trás.

Kyoto

Algumas pessoas optam por alugar um quimono e passar o dia com ele visitando os principais pontos de Kyoto.

A última parada na Golden Route foi Osaka e apesar do pouco tempo ali, foi o suficiente para causar uma boa impressão. A cidade, embora densamente povoada, tem um ambiente mais agradável que Tóquio. Cortada pelo rio Yodo, Osaka é uma cidade moderna e muito bem servida por um sistema ferroviário que permite acesso aos principais atrativos além de cidades próximas, como Nara e Kobe.

Osaka

Osaka é a segunda maior área metropolitana do Japão depois de Tóquio.

Japão

Osaka é a segunda maior área metropolitana do Japão depois de Tóquio.Do Umeda Sky Building, a vista aérea de Osaka permite entender como a cidade se organiza.

Como introdução ao itinerário mais procurado pelos brasileiros no Japão, a viagem foi ótima. Ficou um gostinho de quero mais para conhecer outros templos e experiências, como passeios ecológicos no Mount Fuji ou uma cerimônia do chá ou ainda conhecer os diversos outros patrimônios da Unesco. Mas isso será para uma próxima visita!

Dica: a florada das cerejeiras (sakura) é uma época linda para visitar o Japão, mas também a mais concorrida. As outras estações são igualmente encantadoras e o outono é ainda mais intrigante com a troca de cor das folhas das árvores em tons que não vemos no Brasil.

Acesse as nossas sugestões de itinerários para o Japão e fale com um agente de viagem para montar um orçamento personalizado, combinando com China ou Coréia do Sul ou Turquia. As possibilidades são várias para você aproveitar ao máximo esta viagem única!