Uma experiência divisora de águas. Assim pode ser considerada um viagem para o Antártida, o continente gelado no Polo Sul. Confira abaixo meu relato com minhas experiências em duas viagens em cruzeiro.
O texto de hoje é para falar sobre um dos destinos mais incríveis que existem nesse mundão: a Antártida! Você já pensou em algum dia viajar para lá? Eu concordo que ainda não é um destino presente no imaginário das pessoas, mas posso garantir que visitá-lo vale muito a pena! Contemplar de perto um lugar ainda tão inexplorado é um privilégio que vem se tornando mais acessível nos últimos anos.
Uma viagem para a Antártida dura em média 10 dias. Há vários cruzeiros de expedição que te levam para lá, mas esqueça as acomodações luxuosíssimas! São embarcações que primam sim pelo conforto, mas o foco ainda é a experiência e o conhecimento! O embarque é possível apenas de novembro à março, época que ainda conseguimos suportar o frio e as condições extremas.
Em geral as viagens para a Antártica partem do Chile ou da Argentina, então sem desculpas em dizer que o voo é muito longo, hein? Tive as duas experiências, uma vez saindo de Punta Arenas, no Chile e outra por Ushuaia, cidade mais ao sul do planeta, na Argentina.
Uma dica é chegar uns dois dias antes em um dos dois lugares e ir se ambientando ao clima! Não ouse deixá-los sem tomar um chocolate quente de qualquer um dos charmosos cafés locais, combinado? Parta para essa aventura de coração aberto e deixe que a natureza vá se revelando aos poucos, grandiosa, vasta, imponente… Em lugares assim acontece um paradoxo: ao mesmo tempo em que vamos deixando a civilização para trás e nos perdendo de tudo, vamos reencontrando nossa essência. A paz e a liberdade que se sente ao estar em conexão tão íntima e próxima da natureza é um presente para se lembrar por toda uma vida!
Visitar a Antártica exige calma e antecedência. Principalmente porque há um limite máximo permitido de passageiros por ano. Como a ideia é preservar ao máximo o destino, há uma série de regras que são tomadas de forma a garantir um turismo ecológico e consciente (aliás como deveria ser em todo o mundo, não?). Há várias bases militares onde cientistas do mundo todo trabalham em cooperação, comprometidos com a preservação do planeta.
A Antártica é feita de gelo, muito gelo! Conhecida como a região mais inóspita do globo, contém mais de 90% do gelo de todo o mundo. Pense em um ar puro. Lá você encontra!
É lar de um grande número de espécies de pinguins, inclusive os majestosos Pinguins Imperadores. Foi lindo apreciar o quanto eles são organizados. Fazem fila para saltar no mar, cada um esperando sua vez! Mas nem só de pinguins se vive a Antártica. É possível avistar leões marinhos, baleias, focas e uma infinidade de aves… Não dá para falar desse continente sem usar superlativos. É a natureza se revelando em todo seu esplendor!
Há várias atividades opcionais que podem ser feitas quando se está na Antártica. De montanhismo e acampamento a céu aberto, até stand up paddle e caiaque para os mais aventureiros.
Geleiras azuis fazem um contraste impactante com a neve branca e o azul profundo do oceano. Apreciar as várias formas de iceberg, de tamanhos e cores diferentes se desprendendo na água foi algo único. E para coroar todo esse espetáculo grandioso, um pôr do sol de cores incríveis, que variavam do amarelo, passando pelo laranja até os tons mais avermelhados.
Já viajou para vários lugares e procura um destino que te envolva e te surpreenda? Dê uma chance para esse continente e garanto que não se arrependerá! Apreciar a natureza em sua forma mais autêntica e primitiva é sem dúvida uma experiência exótica e realmente única!