Tailândia

Caminhando com elefantes na Tailândia

garoto e elefante

Se tem um animal que você pode esperar ver na Tailândia, é o elefante. Se você quer uma experiência realmente inesquecível, inclua uma experiência de cuidador de elefantes, para um contato realmente próximo com os animais.


A Golden Triangle Asian Elephant Foundation é uma ONG tailandesa sem fins lucrativos criada em 2005 em cooperação com o Anantara Golden Triangle Elephant Camp and Resort.

Golden Triangle Asian Elephant Foundation é uma ONG tailandesa sem fins lucrativos criada em 2005 em cooperação com o Anantara Golden Triangle Elephant Camp and Resort.

Localizada no extremo norte da Tailândia, onde o país se encontra com Myanmar e Laos (o Triângulo de Ouro), a fundação acredita veemente que em um mundo ideal todos os elefantes seriam selvagens. Infelizmente isto não é o caso e até chegar neste ponto, a GTAEF busca ajudar os elefantes cativos, melhorando suas vidas e bem-estar. Ao mesmo tempo, participa de programas de conservação de elefantes selvagens para garantir a sobrevivência do rebanho.

Como parte do compromisso em melhorar o bem-estar dos elefantes cativos em todo sudeste da Ásia, o GTAEF introduziu a “Formação Alvo” nos acampamentos, um tipo de treinamento de reforço positivo usado para treinar elefantes a executar determinadas tarefas, como levantar um pé de uma maneira puramente positiva; ou seja, sem punição ou consequência negativa. Aqui já começa toda a transformação.

https://vimeo.com/62093092#at=0

Através da utilização de um “muro de formação”, pode-se treinar o animal a fim de realizar o tratamentos veterinários em um ambiente seguro e livre de estresse tanto para o elefante quanto para o veterinário. Esta técnica deu tão certo que em 2013 aconteceu uma conferencia a fim de mostrar a outros campos de elefante por toda a Ásia, seus veterinários, mahouts (cuidador ou condutor do elefante) e gestores dos campos a eficácia deste método.

O desenvolvimento e crescimento da fundação permitiu uma ramificação de ações sustentáveis e de fundo social, como o uso de elefantes na terapia para crianças autistas e atividades gratuitas nos campos para crianças carentes.

Apesar de todo o trabalho com elefantes cativos, a fundação acredita que o verdadeiro lugar de um elefante é na natureza e chegou à conclusão que uma floresta asiática precisa dos elefantes para se manter saudável – assim como nós precisamos de florestas para manter-nos saudáveis. Portanto, estão determinados a manter todos os elefantes selvagens e permitir que eles prosperam nas florestas. Estas iniciativas são tão sérias que até mesmo a rainha da Tailândia se envolveu!

Elefantes em seu habitat natural Foto cortesia Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort
Elefantes em seu habitat natural | Foto: Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort

Outra percepção foi que mahouts felizes mantêm elefantes felizes. O que se achava ser abuso por parte do mahout era, na verdade, resultado das circunstâncias do cuidador. Uma vez identificadas as necessidades e desejos dos mahouts, foi possível para a fundação começar a desenvolver programas que ajudassem no desenvolvimento do indivíduo e de suas famílias. Ao mostrar que um campo de elefantes pode fornecer amplamente as necessidades financeiras e materiais de seus mahouts, garantindo que eles vivam confortavelmente, a GTAEF acredita encorajar outros mahouts a exigir o mesmo de outros campos.

Confira no link mais informações sobre este lindo projeto que é o Golden Triangle Asian Elephant Foundation.

Experiências no acampamento de elefantes

Aprender a “conduzir” um elefante no nascer do sol. Travessuras lúdicas na hora do banho no rio. Trekking através da floresta nativa e arrozais pitorescos. Descobrir um raro vislumbre da vida de um mahout tradicional.

O verdadeiro destaque do Anantara Golden Triangle Resort & Elephant Camp é o renomado Elephant Camp, que oferece aventuras inesquecíveis e experiências únicas com um elenco de gigantes gentis.

  • Mahout Experience: oportunidade de aprender os comandos básicos usados pelos condutores.
  • Elephant Learning Experience: atividade educativa e interativa sobre os muitos projetos científicos realizados.
  • Walking with Giants: caminhada acompanhando os elefantes e seus mahouts, vendo como se banham, comem e socializam como rebanho.
  • Elephant Picnic: picnic preparado por um dos chefes do Anantara depois de um passeio nas costas do elefante.
interação com elefantes
O projeto proporciona momentos de contato direto com os animais | Foto: Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort

Quer conhecer pessoalmente? Os consultores da Kangaroo Tours podem te ajudar com o que precisar para planejar a sua viagem. Conheça nossos pacotes para a Tailândia!

Sobre
Gerente de marketing da Kangaroo Tours.
Sugestões para você
Viagem de trem pelo Transiberiano
Relatos de viagem, Sem categoria
Viagem de trem pelo Transiberiano
25 de outubro de 2019
Os 21 Motivos para Ficar no The Table Bay
Hotéis
Os 21 Motivos para Ficar no The Table Bay
19 de maio de 2019
Safári de Diamante: Pedido de Casamento na África do Sul
África do Sul
Safári de Diamante: Pedido de Casamento na África do Sul
7 de abril de 2019