Viajar pela Noruega é mergulhar em um universo de beleza natural e cultural, onde cada lugar revela uma nova faceta deste fascinante país escandinavo.

Noruega

A convite da GVA (Global Vision Access) junto com a Innovation Norway, viajei para a Noruega, para participar da Norwegian Travel Workshop, realizada em Trodheim e, foi de lá que iniciei a minha incrível jornada pelo país.

Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega, localizada no coração do país, abriga cerca de 200 mil habitantes.

No primeiro dia, fiz um passeio para Trollheimen (aproximadamente duas horas de viagem de Trondheim) para visitar a “Casa dos Trolls” – Home of Trolls: um lugar evoca imagens de criaturas míticas que habitam essas áreas. Embora os trolls sejam criaturas do folclore, a beleza natural da região certamente se presta a contos tão imaginativos. Tive a oportunidade de fazer atividades como caminhada na neve com botas de esqui, “caça aos trolls” e pesca em um lago congelado.

Home of Trolls

Retornando a Trondheim, não tive muito tempo para passeios na cidade, mas conheci a incrível Catedral de Niadros, com estilo gótico, a mais antiga catedral da Escandinávia, considerada também a mais importante da Noruega.

Catedral de Niadros

A saída de Trondheim foi a bordo do famoso cruzeiro Hurtigruten, com destino a Bergen, passando por fiordes e mar aberto. Passei uma noite a bordo, uma experiência inesquecível.

Bergen

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, localizada na costa sudoeste, com uma população de 300 mil habitantes. É um importante centro de cultura, comércio e educação, conhecida por suas belas paisagens e suas coloridas casas de madeira.

Iniciei o city tour em Bergen com uma visita a Bryggen, uma antiga área portuária listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Já foi um importante centro comercial da Liga Hanseática, uma poderosa confederação de mercadores do norte da Alemanha. Hoje, Bryggen é composta por uma série de casas de madeira coloridas transformadas em lojas, restaurantes e museus.

Visitei o Museu Hanseatic (no momento fechado para reforma), um dos mais importantes de Bryggen, que oferece uma visão da vida e dos tempos dos comerciantes Hanseáticos.

No final do dia, peguei um funicular para o alto da montanha de Floyen, com uma vista magnífica para a cidade de Bergen acompanhada de um pôr-do-sol deslumbrante. À noite, conheci um pub tradicional da cidade, o Frille Og Dyvekes Vinkjeller, onde tomei o famoso chopp Hansa. O preço foi um pouco salgado (NOK 170, aproximadamente R$ 90), mas faz parte da experiência de viagem.

Frille Og Dyvekes Vinkjeller – Bergen

No dia seguinte, fiz um passeio à antiga casa do compositor e pianista Edvard Grieg, que hoje é um museu.

Em seguida, visitei a Fantoft Stave Church, uma igreja de madeira histórica. Almocei em um restaurante no Fisherman Wharf e provei o famoso salmão norueguês. De lá, peguei um barco para Vik, navegando por três horas e meia. Em Vik, peguei uma van e segui para Flam, passando por belas paisagens sendo “pintadas” de branco pela neve que caia no caminho.

Vik

Flam é uma vila situada no final do Aurlandsfjord, um braço do Sognefjord no sudoeste da Noruega, com uma população aproximada de 350 habitantes.

Hopperstad Stave Church

No dia seguinte, saí em um barco elétrico com capacidade para 400 pessoas com destino a Gudvangen, um dos cenários mais bonitos que já vi. Iniciei o passeio pelo fiorde Aurlandsfjorden e depois segui para o Naeroyfjord, este fiorde é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em Gudvangen, visitei um pequeno museu com uma réplica de uma vila viking, mostrando um pouco sobre a cultura dos vikings.

No retorno para Flam, de carro, fui para Stegastein, um mirante 650 metros acima do nível do mar, com uma vista panorâmica linda do fiorde Aurlandsfjord.

De volta em Flam, fui fazer a tão esperada experiência da viagem: pular nas águas geladas da Noruega. Antes de pular, passei por uma espécie de sauna, para me aquecer e, em seguida, o mergulho nas águas que marcavam em torno de 5ºC! Valeu muito a pena, pulei duas vezes! Uma tradição que dizem fazer bem para o coração.

No dia seguinte, saí de Flam, no histórico trem Flamsbana, que conecta a vila de Flam com a estação Myrdal. Esse percurso tem aproximadamente 20 km de ferrovia e sobe cerca de 865 metros, levando em torno de 50 minutos e passando por paisagens incríveis, como montanhas, cascatas e vales.

Flam

A partir de Myrdal, peguei um trem normal para Oslo, em uma viagem de cinco horas.

Myrdal

Oslo, a capital da Noruega, fica localizada na costa sul, com uma população de mais de 700 mil habitantes. É conhecida por seus museus, galerias e locais históricos. Me hospedei no hotel The Thief, que tem uma história curiosa: foi um refúgio para contrabandistas e ladrões. Hoje, é um refúgio moderno para hóspedes no centro de Oslo. A partir do hotel, consegui fazer os passeios a pé, explorando museus e pontos turísticos em um “walking tour”. Foi um pouco cansativo, porém, bastante interessante para conhecer um pouco mais a cidade.

Oslo

A Noruega, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e natureza intocada, é um país que encanta. Com toda certeza, uma viagem que vai ficar marcada em minha memória!  Uma pena que não tive a oportunidade de ver a aurora boreal!

Noruega