Transiberiano

Depois de fazer uma viagem incrível no Grande Expresso Transiberiano, separei algumas das perguntas mais frequentes de quem deseja fazer a viagem que vai da China até a Rússia, passando pela Mongólia (ou vice-versa).

1. Qual é o fuso horário entre o Brasil e as cidades visitadas?
Pequim – 11 horas a frente
Ulan Bator – 11 horas a frente.
Irkutsk – 11 horas a frente.
Krasnoyarsk – 10 horas a frente.
Novossibirsk – 10 horas a frente.
Ekaterimburgo – 8 horas a frente.
Moscou – 6 horas a frente.

2. Qual a moeda da Rússia, Mongólia e China?
Rublo na Rússia, Tugrik na Mongólia e Yuan na China. Recomendamos notas de euros ou dólares, já que ambas são bem aceitas em todos os países, contanto que sejam novas,

a partir de 2000, sem riscos, rasgos ou carimbos. Visa Travel Money é muito bem aceito e nos hotéis sempre encontramos caixas ATM – para saques em dólares / euros ou moedas locais. Para os passeios em cidades menores, recomenda-se já possuir o dinheiro local pois pode não haver uma casa de câmbio em tais lugares.

3. Será necessário tirar visto para visitar a Rússia, Mongólia e China?
Rússia: Não. Apenas é exigência o passaporte brasileiro válido com mais de 6 meses de validade a partir da data de saída da Rússia e seguro de saúde válido na Rússia.
Mongólia: Não.
China: Conforme novas regras de imigração da Republica Popular da China para cidadãos brasileiros, portadores de passaporte brasileiro, passageiro que estiver em trânsito em Beijing tendo passagem aérea emitida de chegada e saída com intervalo até 144 horas não necessita mais de vistos.

Obs: estas informações são válidas em setembro, quando fizemos a viagem. É primordial consultar o portal Consular do Ministério das Relações Exteriores para informações atualizadas sobre os requerimentos de vistos.

4. Que tipos de roupa levar na viagem?
Tudo depende da época em que essa viagem será feita. Como viajamos em setembro, as temperaturas variavam entre 3 ºC em Moscou até 35 ºC em Pequim. O ideal é fazer uma mala contendo roupas e sapatos confortáveis, de preferência anti-derrapantes, para maior comodidade durante os passeios.

5. Qual o tamanho aconselhável para as malas?
Aconselhamos 1 mala de tamanho médio. Evite as malas rígidas de fibra, já que malas flexíveis cabem mais facilmente embaixo da cama (nas categoria Standard) ou dentro do guarda-roupas (nas cabines Silver ou Gold).

6. Quais os tipos de cabine?
As opções são: Standart Economy (4 pessoas por cabine); Standart Plus (1 ou 2 pessoas por cabine); Silver (1 ou 2 pessoas por cabine com banheiro e chuveiro); e Gold (1 ou 2 pessoas por cabine com banheiro e chuveiro).

7. Qual a acessibilidade para pessoas com deficiências físicas ou dificuldade de locomoção na Rússia, Mongólia e China?
Para o Grande Expresso Transiberiano em si não aconselhamos pessoas com sérias restrições físicas e mobilidade comprometida. A Rússia é um país com baixa acessibilidade; há muitas escadas e muitos desníveis. Além disso, o corredor dos vagões cama no Grande Expresso Transiberiano é limitado; por isso não é possível comportar uma cadeira de rodas dentro da cabine, qualquer que seja a categoria. Pessoas que usam muletas ou que tenham alguma dificuldade para andar não terão problemas de acesso, porém é necessário estarem cientes dessas “escadarias“ existentes pela Rússia.

8. Quantos vagões há no Grande Expresso Transiberianos? Ele comporta quantos passageiros?
Em cada saída o Grande Expresso Transiberiano leva em média 80 passageiros. A tripulação do Grande Expresso Transiberiano tem uma média de 20 a 25 pessoas, entre diretoria, garçons, assistentes de cabines e mecânicos. As saídas de início e final de temporada costumam ser menores (entre 60 a 80 passageiros) e as saídas de alta temporada (julho e agosto) costumam ter média de 80 a 100 passageiros.

9. Quais são as tomadas e qual a voltagem de energia?
Na Rússia, Mongólia e China a voltagem é 220 V e a tomada é a de dois pinos redondos.
Aconselhamos levar extensões (T – filtros de energia com 4-6 lugares). Todas as cabines dispõem de 1 tomada 220V, logo a extensão multiplica as tomadas pois atualmente 1 entrada somente não é o suficiente. Há tomadas disponíveis também nos corredores, em frente às portas das cabines.

10. É necessário levar lençóis, toalhas de banho?
Não é necessário levar lençóis e toalhas, pois os mesmos são trocados frequentemente durante a viagem. As cabines Silver Deluxe e Gold Deluxe dispõem de 1 shampoo por pessoa / 1 gel de banho por pessoa, dentro das cabines privativas de banheiro (chuveiro, toalete e assento sanitário).

11. O vagão lounge é apenas para categoria Deluxe ou para todas categorias a bordo?
O vagão lounge está aberto para todos e todas as nacionalidades a bordo, para todas as categorias, desde a Standard Economy à Deluxe Gold. O vagão bar funciona todos os dias, das 17:00 até o último cliente. A música ao vivo (piano) começa após os jantar, às 20:00 e termina entre 23:00 e 00:00.

12. Posso escovar os dentes com a água da torneira?
Sim. Só não aconselhamos bebê-la.

13. Qual a média de gastos diários durante a viagem?
Como no Transiberiano inclui todas as refeições, gastos a parte geralmente são para bebidas e petiscos no bar, compra de souvenires, livros e lembranças da viagem.

As bebidas alcoólicas consumidas no trem, seja no vagão-restaurante ou no bar, devem ser pagas no ato da consumação. Como o sinal de telefones celulares e internet é muito instável nos trechos por onde o Grande Expresso passa, não é possível o pagamento com cartões de débito ou crédito, somente dinheiro.

14. Qual a idade do trem? Tem wi-fi?
A máquina (locomotiva em si) é de 1988. Os vagões são novos, de concepção entre 2008 a 2014. Não tem internet, mas a internet móvel funciona em alguns pontos da ferrovia e o SIM card custa pouco mais de 6 euros.

15. Os trens são pontuais?
Muito! Eles raramente atrasam para chegar ou sair.

Ficou com alguma dúvida que não foi respondida acima? Fale com o seu agente de viagem.

Spasiba!

Tassiana e Ana