motivos para planejar viagem com antecedência

Sonhamos e compartilhamos com nossos amigos e parceiros os lugares que desejamos conhecer, as experiências e aventuras que queremos vivenciar. Muitas vezes estes desejos ficam apenas no plano dos sonhos e passam para o plano da ação quando já é um pouco tarde.

Separamos 5 vantagens de planejar uma viagem com antecedência.

1. Tempo para estudar o destino

Quando existe um bom tempo entre a decisão pela viagem e a data da viagem em si, uma das vantagens é se aprofundar nas possibilidades que o destino oferece. Aprender sobre o destino, ler sobre experiências de outros viajantes, conversar em detalhes com um agente de viagem. Permite explorar as atividades disponíveis, as melhores formas de acesso, de deslocamento, os melhores períodos para visitar, as opções de acomodação.

Planejar viagem com antecedência significa tempo hábil para se familiarizar com os documentos que serão necessários para a viagem, assim como os requerimentos de visto e uma eventual renovação de passaporte e vacinas.

2. Buscar opções dentro das preferências

Enquanto alguns querem esquiar em diferentes partes do mundo, outros não querem saber de frio. Planejar uma viagem com antecedência permite aproveitar o melhor que a primavera na Itália tem a oferecer ou o outono na savana sul-africana, quando o número de turistas é menor e o calor não castiga. Ou planejar uma viagem para Turks and Caicos ou para as Ilhas Fiji fora do período de tempestades.

3. Melhores tarifas

Não é segredo que com quanto maior antecedência se planeja a viagem, menores tendem a ser os valores envolvidos. A menos que se esteja procurando voar na véspera de Natal para Paris, em um voo sem escala na Primeira Classe. Neste caso, o valor será alto de qualquer forma. Os períodos de férias na metade e no final do ano representam uma faixa de preço maior que em outras épocas.

Uma das grandes vantagens de organizar a viagem com antecedência é a disponibilidade de ótimas tarifas para elaboração de pacotes. Ao fazer alguma pesquisa é possível elaborar um pacote em uma ótima opção de voo, para um belo local, ficando em um resort excepcional.

4. Melhores estimativas de orçamento

Uma viagem tranquila requer uma reserva de dinheiro. Seja para cobrir o transporte, a permanência, a alimentação ou as atividades. Outro fato que deve ser lembrado é que o custo de vida no destino de viagem sempre será maior do que onde  reside. Levando em conta todos esses pontos, é sempre melhor planejar a viagem com antecedência e fazer um orçamento realista.

5. Aproveitar a excitação da aproximação da viagem

Reservar uma viagem com antecedência é mais relaxante porque não há pressão. Aquela pressão que faz com que no final a viagem seja apenas “ok” em vez de “wow”. A antecipação e o antusiasmo que antecedem a viagem aumentam os níveis de felicidade. Nos remetem por aquele excitamento quando criança contando os dias até as férias. Quem nunca?

Não há desvantagens em um planejamento bem feito, com uma boa antecipação. Mas com quanto tempo?

As companhias aéreas disponibilizam os lugares com 330 dias (11 meses) de antecedência. Grealmente as tarifas de hotéis e passeios são publicadas com 10 meses de antecedência. Um ótimo tempo para planejar muito bem e reservar uma vigem!

Leia também: