Mhondoro _ África do Sul

Duas amigas e eu, viajamos para a África do Sul e não podíamos deixar de fora do nosso roteiro alguns dias de safári pela savana africana. O Mhondoro Safari Lodge foi nossa base luxuosa na reserva de animais, e nos proporcionou dias simplesmente incríveis, que deixaram saudades.

 

Apesar de cada dia mais a África do Sul cair no gosto dos brasileiros como destino de férias, quando minhas amigas e eu escolhemos o país para nossa viagem, ainda não tínhamos a compreensão de como a África do Sul poderia ser fascinante. Cada cidade, cada lugar que fomos visitando, nossos olhos brilhavam e se enchiam de encanto pelas paisagens, pela história e por seu povo. E, a experiência de safári no Mhondoro Safari Lodge, proporcionou  momentos  ainda mais inesquecíveis.


Dirigindo na África do Sul

Alugar um carro é sempre uma boa opção para se locomover pela África do Sul. Como nosso roteiro incluía 5 cidades do país, o carro nos deixou mais tranquilas para ir de um destino ao outro, sem preocupar muito com horário.

Para ir de Johanesburgo até a reserva de animais Welgevonden Game Reserve, alugamos um carro através da Avis Car. Fizemos o check-out no nosso hotel de Johanesburgo e encontramos com o funcionário da Avis no próprio lobby do hotel, que nos entregou a chave do carro e toda a documentação para seguirmos viagem.

Foi a primeira vez que minha amiga dirigia em mão inglesa. O início foi um pouco tenso, pois o lado do volante e o lado que se dirige na rua são diferentes, assim como para fazer curva, dar seta. Mas, com o passar das horas de viagem, a tensão foi diminuindo e, como as estradas da África do Sul são ótimas, minha amiga conseguiu se adaptar bem à mão inglesa (o aluguel de um carro automático fez toda a diferença, tornando a adaptação mais fácil).


Check-in no Mhondoro Safari Lodge

Fizemos o percurso de Johanesburgo até o portão principal da Welgevonden Game Reserve em 2h30. Na chegada, fomos recebidas pelos rangers do Mhondoro Safari Lodge (super simpáticos!), com petiscos e algumas bebidas refrescantes. Ali mesmo, já preenchemos a documentação para o check-in.

Deixamos o carro no estacionamento da reserva e subimos no jipe em direção ao Mhondoro Safari Lodge. Do portão principal da reserva até o lodge são mais 50-60 minutos, a duração vai depender da quantidade de paradas durante o caminho, pois as experiências de safári já começaram ali.

Mhondoro _ África do Sul

Recepção no portão principal da Welgevonden Game Reserve – Foto de Lilian Duarte

Ao chegar no Mhondoro, fomos recebidas pelo staff com coquetéis e ao som de música africana (o auge da recepção foi a manada de zebras que visitavam as terras em frente ao lodge. Foi maravilhoso!).

Antes de seguirmos para a nossa acomodação, foi feito um briefing junto com a gerente do Mhondoro Safari Lodge, onde ela nos passou as principais informações sobre nossa estadia e horários dos safáris, fez um tour pelas áreas comuns e perguntou se tínhamos restrições alimentares – uma das minhas amigas é intolerante a lactose e, em todas as refeições, eles deram um jeito de oferecer uma opção de prato adequado para ela.

Todo o lodge possui uma decoração clean e moderna, mas com influências africanas. Nossa suíte (tipo família), seguia esse mesmo conceito e era bem espaçosa, com salas de estar/jantar conectadas a uma mini cozinha, dois quartos, um lavabo, um banheiro grande (com chuveiro e banheira), um chuveiro externo e um deck. O frigobar possuía bebidas alcoólicas e não alcoólicas inclusas e uma garrafa térmica para cada uma de nós foi dada como mimo para os safáris.

Mhondoro _ África do Sul

Lobby principal – Foto de Mhondoro Safari Lodge

Mhondoro _ África do Sul

Vista externa da nossa Suíte Familiar no Mhondoro Safari Lodge – Foto de Lilian Duarte

Mhondoro _ África do Sul

Interior da Suíte Familiar – Foto de Mhondoro Safari Lodge

Mhondoro _ África do Sul

Chuveiro externo da suíte e mimo dado pelo time do lodge – Foto de Lilian Duarte

Safári no Mhondoro Safari Lodge

Os safáris tinham uma duração média de 3h, com os rangers Rudi e Fred demonstrando bastante conhecimento (porém, estes são temporários, o que significa que há a possibilidade de cada visitante pegar rangers diferentes). Fizemos quatro safáris durante a nossa estadia e conseguimos avistar 3 dos Big Five: o leão, o elefante e o rinoceronte – estes dois últimos em grande quantidade. Vimos também bastantes zebras, gnus, javalis e vários tipos de antílopes, além de girafas e duas leoas com os seus filhotes (bem fofos!).

Mhondoro_África do Sul

Safári pela Welgevonden Game Reserve – Foto de Lilian Duarte

Mhondoro_África do Sul

Safári pela Welgevonden Game Reserve – Foto de Lilian Duarte

Mhondoro _ África do Sul

Parada para piquenique – Foto de Lilian Duarte

Mhondoro _ África do Sul

Café da manhã na savana africana – Foto de Lilian Duarte

Tanto nos safáris da manhã, quanto nos que acontecem no fim da tarde, os ventos são bem gelados. Como o jipe do safári é aberto nas laterais e na frente, levar um casaco, ou uma pashimina, ou um cachecol, nunca será demais. Há cobertores do lodge disponíveis dentro do jipe, mas acabam não sendo suficientes.

Deixando nossas horas de safári ainda mais incríveis, o Mhondoro Safari Lodge oferece piqueniques em meio a savana africana em cada saída. Apreciar alguns petiscos típicos da África do Sul, como o biltong, junto de um bom vinho ou cerveja, enquanto víamos o sol descendo pelo horizonte, foi maravilhoso!

 

 

Experiências vivenciadas

Outras experiências que tívemos durante nossa estadia no Mhondoro foram: na primeira noite, enquanto jantávamos no deck do lodge, vimos uma manada de elefantes chegando em frente ao lodge para beber a água da piscina e ali ficaram durante uns 20 minutos. Para quem se hospeda no Mhondoro, essa visita é bem comum, seja a noite ou durante o dia. É realmente fascinante!

Na segunda noite, participamos do típico jantar boma (churrasco africano), ao ar livre e em volta da fogueira com todos os hóspedes do lodge presentes. Foi um momento bem bacana, onde pudemos bater um papo com pessoas de vários lugares do mundo, ao som de música africana.

Mhondoro _ África do Sul

Visita especial na piscina do lodge e local do tradicional jantar bomba – Foto de Mhondoro Safari Lodge

Todo o staff foi super atencioso, carismático e gentil com todas nós. A comida tinha um conceito moderno e saudável – uma delícia! O wi-fi funcionou bem em todos os ambientes do lodge.

É quase impossível não voltar fascinada com as experiências de safári do Mhondoro Safari Lodge, além de uma experiência visual deslumbrante e única, cada momento mexeu com todos os nossos sentidos. E, um destaque da nossa estadia no Mhondoro foi o esconderijo subterrâneo do lodge.

Ligado a propriedade principal através de um túnel, esse ambiente secreto permitiu que nos aproximássemos dos animais de uma forma bem segura e única, enquanto estavam em frente ao lodge.

Mhondoro _ África do Sul

Almoço no Mhondoro Safari Lodge – Foto de Lilian Duarte

Mhondoro_África do Sul

Esconderijo subterrâneo – Foto de Mhondoro Safari Lodge

Mhondoro _ África do Sul

Vista do deck principal do Mhondoro Safari Lodge – Foto de Lilian Duarte


Mhondoro Safari Lodge

O lodge cinco estrelas localizado no Welgevonden Game Reserve, em Limpopo, está dentro de uma área livre da malária, o que é excelente para quem viaja com crianças. A 2h45 de Johanesburgo, o Mhondoro acomoda até 20 hóspedes pelas suas suítes e vila privada, sendo ideal para casais em lua de mel na África do Sul ou apenas de férias, pequenos grupos de amigos e famílias.

Deseja conhecer esse país incrível e, ainda, viver experiências únicas no destino? Conheça nossas sugestões de pacotes para a África do Sul e converse com seu agente de viagem para personalizar seu roteiro!