cerimônia casamento

Apesar das muitas influências ocidentais no Japão, o casamento japonês manteve a maioria das tradições ancestrais. Existem alguns aspectos emprestados do costume ocidental, mas eles não substituíram as tradições japonesas originais.

A experiência é uma verdadeira imersão na cultura japonesa, mas caso esteja considerando uma cerimônia de renovação de votos, a parte mais importante: reservar com MUITA antecedência. As cerimônias são muito procuradas por visitantes do mundo inteiro, e também pelos locais, claro, por isso é não é tão simples conseguir uma data.

Confira abaixo algumas opções de parques e jardins para viver esse momento.

Parque Otaguro, Tóquio

Na entrada no parque, árvores ginkgo irão guiá-los até o jardim, onde as folhas do outono se refletem sob as águas. Neste mesmo local é realizado a cerimônia, que deve acontecem somente em dias da semana. O vestido de noiva ou quimono é uma escolha do casal.

O jardim conta ainda com uma sala de chá, um pequeno riacho e área verde.

Jardim Higo-Hosokawa, Tóquio

Com uma vista dos tradicionais jardins japoneses, Higo-Hosokawa traz a tranquilidade pelo som das águas que correm nas lagoas e na cachoeira.
Colorido o ano todo, o kardim conta com cerejeiras na primavera e árvores bordo no outono.

As cerimônias podem ser realizadas em qualquer dia da semana, mas o uso do quimono é obrigatório. Em meio ao jardim o cenário é composto ainda por uma pequena ponte, sala de chá e área verde.

Higo Hosokawa
Jardim Higo-Hosokawa, em Tóquio.

Jardim Meijiro Teien, Tóquio

Um grande lago cercado de flores e folhagens fazem do jardim um refúgio em meio a cidade. A paisagem local ainda conta uma cascata, gazebo, área verde e uma sala de chá.
As cerimônias podem ser realizadas todos os dias da semana, com o uso do quimono.

Memorial Arisugawa-no-miya, Tóquio

Originalmente construído para ser a vila urbana de um senhor feudal, anos mais mais tarde foi adquirido pela família que dá nome ao parque, que acabou doando as terras para incentivar preservação da natureza na educação das crianças.

Lar de muitos pássaros, o parque ainda abriga árvores e outras plantas que fazem o visual marcante em qualquer estação do ano.
Fazem parte da paisagem uma ponte em arco, área verde e escadarias perfeitas para a sessão de fotos.

A preparação, a cerimônia e o fechamento levam cerca de 3 horas no total. A cerimônia dura entre 10 e 15 minutos e, logo depois, haverá tempo para tirar fotos e aproveitar o ambiente do jardim.

jardim japonês
Jardim tradicional japonês – Imagens meramente ilustrativas

 A cerimônia

O casal se encontra com o cerimonialista em um lugar pré-determinado,  e segue até uma loja de aluguel de quimono. Ali será possível escolher o estilo e a estampa do quimono desejado. Esse processo, incluindo vestir o quimono e o penteado, poderá levar até 90 minutos.

Após a preparação um táxi estará a espera do casal, que pode optar por seguir em carros separados para manter a magia da entrada. Já no jardim, os amigos estarão a espera do casal para o início da cerimônia.

cerimônia japonesa
Casal ocidental renovando os votos em cerimônia tradicional japonesa

Durante a cerimônia o casal irá declarar (ou renovar) seus votos, realizar a leitura de cartas um para o outro e ainda realizar uma troca de presentes. Após a celebração, terá um tempo disponível para registrar o  momento com belas fotos pelo jardim, o cerimonialista está sempre disposto a ajudá-los com câmeras e celulares.

Além de toda celebração, é possível alongar a experiência passando mais tempo com os quimonos alugados, aproveite para passar um tempo na sala de chá oferecida pelos jardins para ter a verdadeira sensação do que é a cultura japonesa.

Leia também:

Achou interessante e gostaria de incluir esta experiência à sua viagem? Não deixe de falar com o seu agente de viagem para organizar este serviço com antecedência!