Explora Atacama

O Deserto do Atacama, um dos lugares mais áridos do planeta, surpreende com paisagens incríveis e é um destino perfeito para os amantes da natureza.

Recentemente, tive a oportunidade de vivenciar essa maravilha e vou contar os detalhes da minha jornada por lá.

Deserto do Atacama

Chegada e primeira exploração no Valle de Marte

Cheguei no aeroporto de Calama às 11h, de onde já peguei o traslado compartilhado para o hotel (inicialmente marcado para sair ao meio-dia, mas consegui adiantar a ida para o hotel).

A viagem do aeroporto de Calama até o Explora Atacama durou aproximadamente 1h20min.

Já no aeroporto as malas são etiquetadas com os nomes dos hóspedes e vão direto para suas respectivas acomodações no hotel. Nada de check-in moroso. Super conveniente!

Na parte da tarde, saí para a primeira exploração: o Valle de Marte, que fica a apenas 10 minutos de carro do Explora.

O nome Valle de Marte, vem da semelhança do local com a superfície Marte – um cenário de formações rochosas esculpidas pelo vento, criando paisagens impressionantes de cânions e dunas.

Logo na chegada consegui entender a imensidão do lugar. Fiz uma pequena caminhada e cheguei nas dunas, onde tirei os calçados e literalmente desci morro abaixo com os pés afundando na areia.

Ao final do passeio, retornando para o carro, o guia do Explora já tinha preparado um cooler com cervejas gelada e doces, tornando o momento ainda mais especial!

Valle do Arco-Íris e Salar de Atacama

Vale do Arco-Íris

O segundo dia de exploração foi divido em duas partes. Pela manhã fui para Matancilla na Cordilheira de Domeyko, para explorar o famoso Vale do Arco-Íris, localizado a 50 minutos de carro do Explora. As formações rochosas coloridas desse vale são resultado de processos sedimentares milenares, que consistem no acúmulo de matéria mineral, transportada pela água, vento ou gelo.

No retorno, fiz uma parada para conhecer os petróglifos em Yerbas Buenas, onde pude entender um pouco sobre as artes rupestres da região.

Após um delicioso almoço no hotel, saí para a segunda exploração do dia: Salar de Atacama, a cerca de uma hora de viagem. Esse imenso deserto de sal abriga lagos que são habitat de três espécies de flamingos: o Chileno, Andino e o James. O mais fácil de ser avistado é o flamingo chileno.

Uma dica: os binóculos ajudam bastante para observar os flamingos. Finalizei esse passeio assistindo a um pôr do sol inesquecível!


Salar de Atacama

No final do dia, aproveitei para caminhar pelo charmoso “centrinho” de San Pedro de Atacama. Na rua principal Calle Caracoles estão lojas, bares, restaurantes, mercadinho e outros comércios locais.

Geysers del Tatio e Termas de Puritama

No terceiro dia, fiz uma exploração de dia inteiro. Viajei por 1h30 até os Geysers del Tatio, o maior campo de gêiseres do hemisfério sul, localizado a uma altitude de 4.300 metros. Um espetáculo natural impressionante.

Na viagem de volta ao hotel, parei em Guatín, conhecido como Vale dos Cactus, onde fiz uma pequena trilha à beira de um córrego, admirando os cactos gigantes.

À tarde, parei nas Termas de Puritama, onde as águas termais formam piscinas naturais. A estadia no Explora dá acesso à uma piscina usada pelo Explora a título de concessão. Alí foi servido um delicioso almoço ao ar livre.

À noite, após o jantar tive uma experiência astronômica dentro da propriedade. É impressionante a quantidade de estrelas que pude observar com a ajuda do super telescópio do Explora, incluindo o planeta Saturno. Uma experiência mágica.

Explora

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânticas

No último dia viagem, fiz uma exploração focada na contemplação de paisagens deslumbrantes. Foi uma viagem mais longa, de cerca de 2 horas, até as Salinas de Águas Calientes, na Reserva de Piedras Rojas. Imediatamente ao chegar, já pude observar as cores das águas que mudam conforme a luz solar interage com o sal e os minerais presentes, criando um espetáculo visual único.

Em seguida, cerca de 40 minutos de carro levam até as Lagunas Altiplânicas, dois lagos que mais parecem uma pintura de tão perfeitos. Um cenário que fica ainda mais encantador com as belezas da fauna e flora locais.

Sobre o Hotel Explora

“Explore – Know – Connect – Conserve”
Explore – Conheça – Conecte e Conserve!

O Explora convida a explorar as maravilhas naturais ao redor, conhecer a cultura local e as paisagens, conectar com outras pessoas e com a essência do lugar, e, mediante o conhecimento e conexão gerados, conservar o meio ambiente.

O compromisso com a sustentabilidade e a preservação é uma parte fundamental da experiência, criando uma conexão autêntica com o que realmente importa.

O hotel tem como o conceito de luxo do essencial, onde o verdadeiro luxo está na autenticidade. Alta qualidade, sem exageros.

Explora

Aqui, o luxo está na simplicidade. A arquitetura se harmoniza perfeitamente com a paisagem desértica, criando um ambiente de sofisticação discreta. O verdadeiro luxo é integrado, sem ostentação, deixando espaço para a natureza brilhar.

Com um forte senso de conectividade, o Explora proporciona a verdadeira sensação de ser uma “casa longe de casa”. O conceito de conexão vai além das instalações, envolvendo interações genuínas com outros viajantes, guias e funcionários, fazendo com que você se sinta completamente à vontade.

A experiência gastronômica, assinada pelo renomado chefe Virgilio Martínez, eleva ainda mais a estadia, com pratos que valorizam ingredientes locais e frescos. Uma culinária refinada e autêntica, que oferece uma jornada de sabores preparados para complementar a experiência do destino.

Este é o tipo de lugar que precisa ser vivenciado para entender seu valor, mas já te digo: a experiência é transformadora.

É uma viagem que nos permite sentir a imensidão e o valor essencial e mais genuíno da natureza!

Atacama

A minha experiência no Explora Atacama foi incrível do início ao fim. Desde a chegada no hotel, os serviços, os guias experientes e com muito conhecimento, até os passeios e a gastronomia, tudo pensado nos mínimos detalhes para nos proporcionar uma estadia impecável!