Os aborígenes – indígenas da Austrália e da Tasmânia – tem uma história contínua que abrange mais de 50.000 anos, uma das culturas de vida mais antigas do planeta.
Deles é a história mais antiga na Terra, fornecendo uma compreensão irrevogável do nascimento do continente Austrália, suas antigas paisagens, espiritualidade e admiração; um legado vivo compartilhado através de rituais, arte, dança, música, histórias secretas e viagens criadas no Dreamtime – o tempo em que os espíritos ancestrais criaram as formas de relevo e toda a vida.
A paisagem da Austrália hoje é um mapa de viagens e histórias criadas ao longo de milhares de anos atrás, descrevendo essas viagens de espíritos. Estes constituem a base para as histórias que ainda são contadas. Anfitriões e guias indígenas estão sempre ansiosos para compartilhar sua história e dar uma visão sobre sua cultura, que é muitas vezes entregue com um humor cativante e perspectiva profundamente comovente.
Muitos dos lodges de luxo da Austrália estão localizados em partes da paisagem australiana de significado especial para a cultura aborígene. As atividades oferecidas pelos lodges podem incluir acesso exclusivo ou privado, para algumas dessas pessoas, lugares, obras de arte e histórias exclusivamente australianas.
Capella Lodge em Lord Howe Island – New South Wales
Um tempo para sonhar e rejuvenescer no Capella Lodge
O pequeno Spa Capella no Capella Lodge oferece uma oportunidade para relaxar e se energizar, com um menu de tratamentos inspirado pelo Dreamtime aborígene da Austrália e de assinatura LI’TYA, que significa “da terra”.
Com uma coleção única de rituais, o spa inclui tratamentos da antiga Austrália como a massagem “Sacred Stone Therapy”, que baseia-se no poder radiante de pedras de basalto aquecidas, que foram recolhidas das praias da Lord Howe Island. E, criado exclusivamente para o Capella Spa, o “Buruwang Dreaming” (que se traduz em “ilha de sonho”) é um tratamento completo da cabeça aos pés, enriquecido com esfoliação de alga marinha, incorporado com uma máscara capilar nutritiva e massagem indígena em pontos de pressão do corpo, cabeça, mãos e pés – projetados para hidratar e renovar a pele.
Longitude 131°, em Uluru – Território Norte
Conecte-se com Arts Ernabella
Essencial para a experiência no Longitude 131 ° é conectar-se com o espírito criativo dos guardiões tradicionais da terra, os indígenas Anangu. O proprietário Hayley Baillie tem trabalhado de perto com as comunidades Anangu próximas e encomendado obras de arte para exposição e decoração do seu retiro de luxo icônico, incorporando a herança indígena local.
Como resultado dessa aproximação, uma relação gratificante se desenvolveu com a comunidade Ernabella de artistas indígenas das Terras Anangu Pitjantjatjara Yankunytjatjara (Terras APY), no remoto sul da Austrália. Criada em 1948, Ernabella Arts é o mais antigo centro de artes indígenas na Austrália e tornou-se uma próspera comunidade artística que tem garantido a preservação do patrimônio da arte e cultura aborígene ao longo dos anos.
Em uma experiência única, os hóspedes do Longitude 131° tem a oportunidade exclusiva de visitar o estúdio Ernabella e se envolver com os seus residentes. O tour privado de dia inteiro permite que artistas compartilhem seu patrimônio e obras de arte, criando uma conexão cultural que promete ser rica, colorida e inesquecível sobre os povos indígenas da Austrália.
Emirates One&Only Wolgan Valley, nas Blue Mountains – New South Wales
Conexão aborígene com Wolgan Valley
O nome Wolgan Valley é derivado da palavra aborígene “wolga” usada para a videira conhecida como Old Man’s Beard, encontrada em toda a região.
Acredita-se que quatro nações frequentaram a região do Wolgan Valley, um deles é a Wiradjuri e, possivelmente, o grupo de língua aborígene Dharug, que provavelmente foram os grupos mais predominantes. Muitas cavernas do Wolgan Valley foram usadas como residências e forneceram evidência arqueológica valiosa, que remontam aproximadamente a 12.000 anos, incluindo ferramentas e murais pintados nas pedras. A cultura aborígene e o seu respeito subjacente ao meio ambiente é compartilhada por muitos, portanto grandes esforços têm sido feitos para preservar e proteger o meio ambiente natural na propriedade e arredores do Emirates One & Only Wolgan Valley.
Em 1832, William Walker recebeu a concessão original da terra de Wolgan Walley e construiu a casa da fazenda, que permanece na propriedade até hoje, chamada de “1832 Heritage Homestead”. A 1832 Homestead destaca o aborígene, a colonização e a história agrícola da região, oferecendo aos hóspedes um vislumbre da vida e das condições enfrentadas pelos primeiros colonos da Austrália.
Pretty Beach House, nos arredores de Sydney – New South Wales
Bem-vindo ao país
Pretty Beach House está localizada no cenário sereno do Parque Nacional Bouddi, ao norte de Sydney. A palavra “Bouddi” possui vários significados em línguas aborígenes locais, e é pensada para significar “coração” ou “água que quebra sobre as rochas”. A Península Bouddi é uma paisagem muito especial da Austrália – cerca de 100 locais aborígines foram registrados no parque e áreas próximas. Há, até mesmo, obras de arte aborígene que remontam quase 10 mil anos à porta da Pretty Beach House.
A cativante cerimônia “Bem-vindo ao País” é feita pelos anciãos indígenas para cada novo convidado da propriedade. Os hóspedes assistem, aprendem, ouvem autênticas histórias Dreamtime contadas por anciões aborígenes da tribo local Darkinjung, saboreando canapés e apreciando champanhe ao redor do fogo. Antigas lendas e contos são compartilhados e todos são convidados a ouvir o som do instrumento musical didgeridoo, permitindo que todos experimentem a cultura, partilhem os sonhos, e conecte-se com a tradição da tribo Darkinjung.
A Pretty Beach House também oferece passeios culturais pela propriedade e através do Parque Nacional Bouddi, para experimentar e descobrir o significado histórico e cultural do parentesco das dos indígenas da Darkinjung com o oceano e a terra do Parque.
Texto traduzido de: Luxury Lodges of Australia
O apoio ao turismo aborígene permite a criação de emprego sustentável, possibilitando que as famílias permaneçam em suas terras em áreas onde eles têm as suas raízes e laços de parentesco. Muitos indivíduos, famílias e comunidades estão acolhendo os visitantes para compartilhar seu modo de vida, aprender sobre sua cultura e ouvir suas histórias, reforçando o orgulho em sua herança cultural.
Em nosso site, conheça nossas sugestões de pacote para vivenciar os encantos da cultura dos povos nativos australianos, com mais de 50.000 anos de herança, e planeje uma viagem enriquecedora para a Austrália. Não se esqueça, a Kangaroo Tours também monta roteiros personalizados de acordo com as necessidades, objetivos e orçamento de cada cliente. Converse com seu agente de viagem!
Conheça mais sobre outros costumes e os sabores que contemplam a verdadeira experiência australiana, como a sua gastronomia e vinhos e seus cenários e ilhas idílicas, como Lizard Island, no extremo norte da Austrália.