Tailândia

Caminhando com elefantes na Tailândia

garoto e elefante

Se tem um animal que você pode esperar ver na Tailândia, é o elefante. Se você quer uma experiência realmente inesquecível, inclua uma experiência de cuidador de elefantes, para um contato realmente próximo com os animais.


A Golden Triangle Asian Elephant Foundation é uma ONG tailandesa sem fins lucrativos criada em 2005 em cooperação com o Anantara Golden Triangle Elephant Camp and Resort.

Golden Triangle Asian Elephant Foundation é uma ONG tailandesa sem fins lucrativos criada em 2005 em cooperação com o Anantara Golden Triangle Elephant Camp and Resort.

Localizada no extremo norte da Tailândia, onde o país se encontra com Myanmar e Laos (o Triângulo de Ouro), a fundação acredita veemente que em um mundo ideal todos os elefantes seriam selvagens. Infelizmente isto não é o caso e até chegar neste ponto, a GTAEF busca ajudar os elefantes cativos, melhorando suas vidas e bem-estar. Ao mesmo tempo, participa de programas de conservação de elefantes selvagens para garantir a sobrevivência do rebanho.

Como parte do compromisso em melhorar o bem-estar dos elefantes cativos em todo sudeste da Ásia, o GTAEF introduziu a “Formação Alvo” nos acampamentos, um tipo de treinamento de reforço positivo usado para treinar elefantes a executar determinadas tarefas, como levantar um pé de uma maneira puramente positiva; ou seja, sem punição ou consequência negativa. Aqui já começa toda a transformação.

https://vimeo.com/62093092#at=0

Através da utilização de um “muro de formação”, pode-se treinar o animal a fim de realizar o tratamentos veterinários em um ambiente seguro e livre de estresse tanto para o elefante quanto para o veterinário. Esta técnica deu tão certo que em 2013 aconteceu uma conferencia a fim de mostrar a outros campos de elefante por toda a Ásia, seus veterinários, mahouts (cuidador ou condutor do elefante) e gestores dos campos a eficácia deste método.

O desenvolvimento e crescimento da fundação permitiu uma ramificação de ações sustentáveis e de fundo social, como o uso de elefantes na terapia para crianças autistas e atividades gratuitas nos campos para crianças carentes.

Apesar de todo o trabalho com elefantes cativos, a fundação acredita que o verdadeiro lugar de um elefante é na natureza e chegou à conclusão que uma floresta asiática precisa dos elefantes para se manter saudável – assim como nós precisamos de florestas para manter-nos saudáveis. Portanto, estão determinados a manter todos os elefantes selvagens e permitir que eles prosperam nas florestas. Estas iniciativas são tão sérias que até mesmo a rainha da Tailândia se envolveu!

Elefantes em seu habitat natural Foto cortesia Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort
Elefantes em seu habitat natural | Foto: Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort

Outra percepção foi que mahouts felizes mantêm elefantes felizes. O que se achava ser abuso por parte do mahout era, na verdade, resultado das circunstâncias do cuidador. Uma vez identificadas as necessidades e desejos dos mahouts, foi possível para a fundação começar a desenvolver programas que ajudassem no desenvolvimento do indivíduo e de suas famílias. Ao mostrar que um campo de elefantes pode fornecer amplamente as necessidades financeiras e materiais de seus mahouts, garantindo que eles vivam confortavelmente, a GTAEF acredita encorajar outros mahouts a exigir o mesmo de outros campos.

Confira no link mais informações sobre este lindo projeto que é o Golden Triangle Asian Elephant Foundation.

Experiências no acampamento de elefantes

Aprender a “conduzir” um elefante no nascer do sol. Travessuras lúdicas na hora do banho no rio. Trekking através da floresta nativa e arrozais pitorescos. Descobrir um raro vislumbre da vida de um mahout tradicional.

O verdadeiro destaque do Anantara Golden Triangle Resort & Elephant Camp é o renomado Elephant Camp, que oferece aventuras inesquecíveis e experiências únicas com um elenco de gigantes gentis.

  • Mahout Experience: oportunidade de aprender os comandos básicos usados pelos condutores.
  • Elephant Learning Experience: atividade educativa e interativa sobre os muitos projetos científicos realizados.
  • Walking with Giants: caminhada acompanhando os elefantes e seus mahouts, vendo como se banham, comem e socializam como rebanho.
  • Elephant Picnic: picnic preparado por um dos chefes do Anantara depois de um passeio nas costas do elefante.
interação com elefantes
O projeto proporciona momentos de contato direto com os animais | Foto: Anantara Golden Triangle Elephant Camp & Resort

Quer conhecer pessoalmente? Os consultores da Kangaroo Tours podem te ajudar com o que precisar para planejar a sua viagem. Conheça nossos pacotes para a Tailândia!

Sobre
Gerente de marketing da Kangaroo Tours.
Sugestões para você
Maldivas & Sonevas: um destino e duas experiências distintas!
Relatos de viagem
Maldivas & Sonevas: um destino e duas experiências distintas!
21 de outubro de 2021
Cinco tipos de experiências pós COVID-19
Listas
Cinco tipos de experiências pós COVID-19
22 de julho de 2020
Viagem de trem pelo Transiberiano
Relatos de viagem, Sem categoria
Viagem de trem pelo Transiberiano
25 de outubro de 2019