Tasmânia_Austrália

Conheça as mais visitadas atrações e experiências da Tasmânia, que são uma ótima maneira de conhecer as particularidades da ilha.

1. Mercado de Salamanca

Situado entre os edifícios históricos de arenito georgianos de Salamanca Place, em Hobart, este famoso mercado atrai milhares de moradores e visitantes todos os sábados do ano. O Mercado de Salamanca é um daqueles lugares especiais onde você realmente conhece quem cria, faz ou planta o que vendem.

Os cerca de 300 feirantes incluem fabricantes da própria Tasmânia que fazem peças de madeira, vidro e cerâmica à mão. Há também saborosas frutas e vegetais orgânicos frescos, todos acompanhados por artistas de rua e música.

O mercado está a uma curta caminhada até o marco arquitetônico e histórico Kelly’s Steps, onde se encontra casas de campo georgianas e a atmosfera rústica da aldeia marítima de Battery Point. Também nas proximidades da pitoresca zona portuária de Hobart, você encontrará barcos de pesca ancorados perto de iates e, ocasionalmente, os square-rigger (tipo de barco a vela).

  • O Mercado de Salamanca funciona todos os sábados de 08h30 às 15h, independente do tempo.
Tasmânia_Austrália
Salamanca Place, Battery Point – Foto cortesia Tourism Tasmania & Poon Wai Nang
Tasmânia_Austrália
Salamanca Place, Battery Point – Foto cortesia Tourism Tasmania


2. Museu de Arte Antiga e Moderna – MONA

O MONA é o maior museu privado da Austrália e apresenta uma das coleções privadas mais controversas de arte moderna e antiguidades do mundo. Descrito pelo seu proprietário como uma “Disneylândia adulta subversiva”, a coleção inclui tudo, desde antigas múmias egípcias até algumas das artes contemporâneas mais infames e instigantes do mundo.

Com cerca de 300 obras de arte em exposição, a coleção ocupa três andares dentro de uma obra de arte arquitetônica subterrânea e é garantido se impressionar.

O espaço de 3.5 hectares ainda inclui o centro de produção, adega, vinhedo e bar Moorilla. Há também o restaurante Source, um cinema de 63 lugares, a Biblioteca MONA e oito pavilhões de acomodações elegantes. Os visitantes podem pegar uma balsa de alta velocidade na zona marítima de Hobart, em um passeio de 30 minutos pelo rio Derwent, até o museu.

  • O MONA está aberto seis dias por semana, fechado apenas as terças-feiras.
Tasmânia_Austrália
Museu de Arte Antiga e Moderna (MONA) – fotos cortesia Tourism Tasmania


3. Kunanyi / Monte Wellington

Kunanyi / Monte Wellington é uma experiência no deserto, apenas 20 minutos de carro de Hobart, e é muito apreciada por moradores.

O passeio de 21 km de carro até o topo passa por uma floresta tropical temperada, flora subalpina e formações rochosas glaciais, terminando com uma vista panorâmica de Hobart, Bruny Island, South Arm e da Península da Tasmânia. Nenhuma outra cidade da Austrália tem uma vista como esta.

Há churrascos, espaços para piquenique e trilhas para todos os níveis de aptidão. As atividades disponíveis também incluem trilha de bike e rapel.

  • A entrada no parque é gratuita e não há horário de abertura e fechamento. A cúpula Pinnacle é aberta ao público durante os meses de verão, de 8h às 20h e, durante o inverno, de 8h às 16h30.
Tasmânia_Austrália
Vista de Hobart a partir do Monte Wellington/Kunanyi – Foto cortesia Tourism Tasmania
Tasmânia_Austrália
Ciclismo no Monte Wellington – Foto cortesia Tourism Tasmania


4. Port Arthur

Criado na década de 1830, Port Arthur é uma antiga “prisão inescapável da Tasmânia” ainda intacta e cheia de história, e uma de grandes atrações turísticas da Austrália. Localizado na Península da Tasmânia, o local tem mais de 30 edifícios, ruínas e casas restauradas que datam desde o ano de construção 1830 até o fechamento em 1877. Durante este período, cerca de 12.500 condenados cumpriram pena e para muitos foi o inferno.

Hoje, o local fica em 40 hectares de jardins paisagísticos e será preciso de muito tempo para experimentar tudo o que tem para explorar.

O bilhete de entrada é válido por dois dias consecutivos e inclui uma excursão a pé guiada, cruzeiro do porto, entrada para o museu, e visita ao Centro de Estudos e Galeria de Interpretação Convict e ao local do estaleiro. Por uma pequena taxa adicional, você também pode fazer um cruzeiro para a Ilha dos Mortos e participar de uma visita ao cemitério da ilha de Port Arthur. O passeio oferece uma visão sobre as vidas daqueles que faziam parte do estabelecimento penal, incluindo condenados, soldados, civis e suas famílias.

Ou, em vez disso, você pode fazer uma viagem a Prisão de Rapazes Puer. Este foi o primeiro reformatório, no Império Britânico, construído exclusivamente para os condenados jovens do sexo masculino. Puer ficou conhecida por seu regime de disciplina e punições severas.

  • O Local Histórico Port Arthur está aberto todos os dias do ano.
Tasmânia_Austrália
Prisão no Local Histórico de Port Arthur – fotos cortesia Tourism Tasmania


5. Reserva Cataract Gorge

A Reserva Cataract Gorge, conhecida localmente como o Gorge, é uma formação natural única dentro de uma caminhada de dois minutos do centro de Launceston – um fenômeno natural raro em qualquer cidade.

Em 15 minutos, é possível caminhar do centro de Launceston ao longo das margens do rio Tamar para o Gorge e, de lá, seguir um caminho construído originalmente na década de 1890, em um penhasco acima do rio South Esk.

No lado sul da reserva funciona um café e uma piscina rodeada por mata nativa, conhecida pelos locais como a praia de Launceston. Em contraste, o sombrio lado norte, chamado The Cliff Grounds, é um jardim vitoriano com samambaias e plantas exóticas. A bela Ponte Reis sobre o desfiladeiro foi construída em 1867.

  • Com um quiosque, restaurante e piscina, uma ponte e um teleférico através do rio, bem como pavões e cangurus ao entardecer, esta é a reserva urbana mais atraente da Austrália. E, o melhor, a entrada é gratuita.
Tasmânia_Austrália
Reserva Cataract Gorge, Launceston e Porto de Launceston – fotos cortesia Tourism Tasmania


6. Montanha Cradle

A Montanha Cradle é parte da Área de Patrimônio Mundial de Vida Selvagem da Tasmânia e um dos lugares mais interessantes e visitados da ilha. Localizada no extremo norte, a Montanha Cradle é cercada por lagos glaciais, florestas antigas e uma vegetação alpina incomum. É fácil apreciar a beleza deste lugar único em um dos muitos passeios curtos encontrados na área.

Você pode passear por pequenas cachoeiras e floresta tropical em apenas 20 minutos no tour Enchanted. Para um passeio mais prolongado, o circuito de duas horas do Lago Dove é um dos principais passeios.

A Montanha Cradle é também o ponto de partida para a mundialmente famosa Overland Track, uma magnífica trilha de seis dias através do coração de alguns dos melhores terrenos de montanha do mundo. Uma variedade de excursões estão disponíveis a partir do vale Cradle, fora dos limites do parque, incluindo passeios de trilha a cavalo e voos de helicóptero sobre as montanhas escarpadas da região.

  • Há uma variedade de opções de hospedagem disponíveis, mas é importante reforçar que acomodações e hotéis na Montanha Cradle se esgotam rápido, especialmente na alta temporada. Por isso, é sempre aconselhável reservar com antecedência.
Tasmânia_Austrália
Montanha Cradle – Foto cortesia Tourism Tasmania


7. Parque Nacional de Freycinet

Quando avistar a Baía Great Oyster, com o Parque Nacional de Freycinet de plano de fundo, você saberá que está em um lugar diferente. Esta é uma experiência visual para lembrar.

Situado na bela costa leste da Tasmânia, o Parque Nacional de Freycinet ocupa a maior parte da Península Freycinet. O parque se compõe de recursos naturais fascinantes, incluindo os picos de granito que dominam a Península, a abundante fauna e a icônica e muito fotografada Baía Wineglass.

Há trilhas longas e curtas por todo o parque até as baías isoladas, praias limpas e lagoas cheias de pássaros, que caminhantes de todas as habilidades irão gostar.

  • Vistas incríveis podem ser apreciadas ao amanhecer e ao pôr do sol, quando o granito rosa brilha fortemente.
Tasmânia_Austrália
Parque Nacional de Freycinet – foto cortesia Great Walks of Australia
Tasmânia_Austrália
Parque Nacional de Freycinet, Ilha Schouten – Foto cortesia Tourism Australia


8. Blow Hole e Tasman Arch

O Blow Hole e Tasman Arch são apenas duas das muitas formações geológicas incomuns encontradas no Parque Nacional da Tasmânia, um lugar de beleza acidentada com algumas das paisagens mais impressionantes do litoral.

Não surpreendentemente, o parque oferece alguns dos melhores passeios pela costa do país. Um passeio de apenas uma ou duas horas revela vistas para abismos e afluências do oceano, praias de areia branca e uma cachoeira com queda no mar. No extremo sul do parque estão algumas das maiores e mais espetaculares falésias do mundo. Você pode alcançar as formações de carro, mas, de longe, as melhores vistas sobre a costa rochosa são das várias opções de trilhas do parque.

  • O Parque Nacional de Tasmânia está a 1h50 de Hobart.
Parque Nacional Tasman
Blowhole, Pirates Bay, no Parque Nacional Tasman – Foto cortesia Tourism Tasmania


9. Jardim Botânico Real da Tasmânia

Os Jardins Botânicos da Tasmânia podem ser pequenos em comparação com outros, mas muitos dizem que é um dos mais belos. Fundado em 1818, os jardins estão a apenas uma curta caminhada do centro de Hobart, e apresenta coleções de plantas históricas e um grande número de árvores que datam o século XIX.

Há também a única casa de plantas subantárticas do mundo. Aqui, elas crescem em um ambiente climatizado com frio, nevoeiros e névoas, espelhando as condições frias e úmidas de suas ilhas originais.

No centro de visitantes funciona um restaurante, loja de souvenirs e uma galeria com exposições de artistas locais e uma área própria para exposições dos jardins.

Jardim Botânico Real da Tasmânia
Jardim Botânico Real da Tasmânia – fotos cortesia Tourism Tasmania


10. Lago St. Clair

O lago St. Clair está na extremidade sul do Parque Nacional da Montanha Cradle e também faz parte da Área de Patrimônio Mundial de Vida Selvagem da Tasmânia. O lago é o mais profundo na Austrália e é cercado por montanhas escarpadas com vistas impressionantes do Monte Olimpo e Monte Rufus.

Existem vários passeios na área ao redor do Lago St. Clair que vão desde passeios de lazer para caminhas durante a noite, assim como belas florestas para explorar. Outras atividades incluem a pesca de truta, um passeio de balsa, piqueniques à beira do lago, para não mencionar excelentes oportunidades de fotografia. Você também pode pegar a balsa na ida e desfrutar de uma curta caminhada de três horas na volta até o centro, passando pela região selvagem do Patrimônio Mundial. Uma ampla variedade de animais e plantas endêmicas é encontrada na área.

  • O Lago St. Clair fica a 10 minutos de carro da Ponte Derwent.
Tasmânia_Austrália
Lago St Clair na Montanha Cradle, Parque Nacional da Tasmânia

Fonte: Tourism Tasmania

Tasmânia

Uma ilha na costa sudeste da Austrália, a Tasmânia é um lugar de paisagens belas e selvagens, pessoas amigáveis ​​com um estilo de vida despojado, maravilhosa comida e vinho, e uma história assombrosa evocada pelas ruínas de uma prisão mundialmente famosa. É também o menor estado da Austrália e o mais geograficamente diversificado, com mais de 40%  de sua área preenchido por parques nacionais e patrimônios mundiais.

Não importa onde vá, quando se passa um tempo em qualquer lugar da ilha, é certo que você irá se surpreender com o que irá encontrar na majestosa Tasmânia e no seu interior selvagem. Acesse o nosso site para mais informações e entre em contato com seu agente de viagem para montar um roteiro personalizado para essa fascinante ilha, de acordo com suas as necessidades, expectativas e orçamento.

pacotes-de-viagem-australia