Tailândia: festival das lanternas Loi Krathong

Um dos festivais mais pitorescos da Tailândia é a noite de Loi Krathong, quando as pessoas se reúnem em torno de lagos, rios e canais para saldar respeito à deusa da água, liberando belas jangadas em forma de lótus, decoradas com velas, incenso e flores na água.

 

Todos os anos, o Loi Krathong cai na noite do décimo segundo mês lunar – em 2017, o festival das lanternas da Tailandia, será no dia 3-5 de novembro -, no final da estação das chuvas, quando a lua cheia ilumina o céu. A visão de milhares de Krathongs e suas velas criando milhares de pontos de luz no horizonte é um momento verdadeiramente mágico, e há uma abundância de lugares em Bangkok, capital da Tailândia, onde você pode se envolver com as festividades.

O que é Loi Krathong?

A história por trás do festival é complexa e os tailandeses comemoram por muitas razões. Para alguns, quando a principal época de colheita do arroz acaba na Tailândia, é hora de agradecer à deusa da água por um ano de oferta abundante, bem como um pedido de desculpas por poluir as águas. Outros acreditam que este é o momento para simbolicamente ‘flutuar’ toda a raiva e ressentimento que sentiram durante o ano e incluem uma unha ou uma mecha de cabelo junto a vela como uma forma de abandonar o lado negro de si mesmo, para recomeçar livre de sentimentos negativos. Se a sua vela permanecer acesa até que o seu Krathong desapareça de vista, isso significa um ano de boa sorte.

tailândia_loi krathong

Festival Loi Krathong – foto cortesia Tourism Thailand

tailândia_loi krathong

Festival Loi Krathong – foto cortesia Tourism Thailand

 

Tradicionalmente, os tailandeses liberam seus krathongs em rios e pequenos canais chamados “klongs ‘. Hoje, uma lagoa ou lago também são apropriados. Muitos lugares sediam uma série de atividades culturais, como apresentações de dança ‘Ram Wong’, competições de Krathong e concurso de beleza. As pessoas também liberam lanternas em Bangkok para celebrar a data, mas esta é apenas uma pequena parte do festival. Para a vivenciar a experiência das festividades das lanternas, a comemoração de Chiang Mai, no norte da Tailândia, com o festival ‘Yi Peng’ é a indicada, embora muitas vezes as pessoas soltam lanternas em Phuket e Samui, também.

tailândia_loi krathong

Festival Yi Peng em Chiang Mai – foto cortesia Tourism Thailand

 

Onde você pode flutuar um Krathong em Bangkok?

A celebração principal do Loi Krathong em Bangkok é realizada desde 2013 no Asiatique – um shopping ao ar livre, onde se encontra as maiores multidões e alguns shows impressionantes durante o festival. Anteriormente, realizava-se ao longo das margens de Wat Saket, na Cidade Velha, que ainda é um lugar popular para comemorar. Mas, para qualquer um que estiver em torno de Khao San Road, as celebrações acontecem no Phra Athit Pier .

Muitos hotéis em Bangkok realizam o evento de Loi Krathong em sua área de piscina, caso deseje celebrar o festival sem lutar contra a multidão de pessoas. Hotéis localizados ao longo do rio Chao Phraya são especialmente populares e, muitas vezes, realizam o evento combinando com um jantar especial e fogos de artifício.

tailândia_loi krathong

Festival Loi Krathong – foto cortesia Bangkok.com

 

Festival Loi Kratong em Asiatique

O evento começa em torno do pôr sol, e há uma abundância de krathongs para comprar ao redor do rio, onde pode-se até assistir o método tradicional de dobradura da folha de bananeira. A grande área do calçadão em frente ao Asiatique sedia os principais eventos, incluindo a releitura da história de Loi Krathong através de música e dança da Tailândia , o local de lançamento dos krathongs, e uma queima de fogos. Se as multidões aqui soar muito, há uma abundância de outros pontos ao longo do rio Chao Phraya para assistir as festividades.

tailândia_loi krathong

Asiatique – foto cortesia Bangkok.com

tailândia_loi krathong

Festival Loi Krathong – foto cortesia Tourism Thailand

 

O que é um Krathong?

Você pode ouvir as pessoas referindo-se a ele como um barco pequeno, vaso ou recipiente. Na preparação para o festival, muitas lojas e bancas de mercado irão exibir krathongs prontos, ou em partes, para que se possa montar e decorar como quiser. No passado, krathongs eram feitos a partir de materiais naturais da Tailândia – geralmente usando folhas de bananeira dobradas, e estes ainda podem ser encontrados à venda em torno dos principais locais do festival. Mais recentemente, os tailandeses tornaram-se mais criativos em seu ofício e projetam krathongs de casca de coco, flores, pão, fatias de batata, alguns até quebram a forma convencional de folha de lótus em favor de tartarugas e outras criaturas do mar.

tailândia_loi krathong

Festival Loi Krathong – foto cortesia Tourism Thailand

tailândia_loi krathong

Festival Loi Krathong – foto cortesia Tourism Thailand

Texto traduzido de Bangkok.com

Viva experiências autênticas e únicas na Tailândia:

 

Conheça as sugestões de pacotes da Kangaroo Tours para conhecer as peculiaridades da Tailândia e programe para curtir o Festival Loi Krathong em novembro.  Confira também sugestões de pacote promocional e para o Réveillon na Tailândia. Entre em contato com um agente de viagem e monte um roteiro personalizado de acordo com as suas necessidades, orçamento e expectativas.

 

Tailandia-01

Copyright © 2017. Agência de Viagens Kangaroo. Todos os direitos reservados.