SkySafari

Dunia, que em swahili significa planeta Terra, é a perfeita referência ao Loisaba Tented Camp, lodge que leva a conservação e sustentabilidade em sua missão e ações.

O terceiro lodge visitado na minha viagem pelo Quênia não faz parte do roteiro Kenya Classic do SkySafari, mas foi adicionado ao itinerário já que é um produto bastante interessante. O Loisaba faz parte do roteiro do Kenya Connoisseur e a seguir conto como foi esta visita surpreendente.

Aproveite para conferir os posts com relatos da visita ao Masai Mara e ao Parque Nacional Meru.

Loisaba Tented Camp, Área de Conservação Loisaba

Depois de um incêndio acidental e uma reforma completa, o lodge Loisaba Tented Camp, na Área de Conservação Loisaba, foi reaberto em julho de 2016 com 12 tendas super confortáveis que combinam a natureza com modernidade e sofisticação em um ambiente com decoração africana. Com uma vista linda para o Monte Quênia, o lodge está aninhado no alto, à beira de uma escarpa, com um reservatório abaixo onde animais vão beber água.

As tendas possuem todas as facilidades necessárias, com um moderno e poderoso chuveiro. O mais impressionante fica por conta da vista que se tem sobre a planície, com terraço e cadeiras perfeitamente posicionadas para o vale abaixo.

SkySafari
Tenda no Loisaba Tented Camp
Foto Elewana Collection
SkySafari
O terraço da tenda é um lugar perfeito para observar o vale.
Foto Elewana Collection
Loisaba Tented Camp
O banheiro no Loisaba Tented Camp é um dos mais modernos entre os lodges visitados.
Foto Elewana Collection
Dunia SkySafari
Vista do quarto em configuração twin
Dunia SkySafari
A vista pela manhã na tenda do Loisaba. Vale a pena baixar apenas a tela, deixando a cobertura adicional presa, para aproveitar o nascer do sol ainda na cama.

A conservação acolhe mais de 260 espécies de aves e 50 espécies de mamífero, incluindo elefantes, zebras, girafas, búfalos e os grandes felinos, como leões, guepardos e leopardos. Ao invés de safári em jeep, que tal um à pé ou à cavalo? Dentro do roteiro Kenya Connoisseur, o Loisaba seria o segundo lodge a ser visitado e uma sugestão é aproveitar o tempo ali para fazer atividades diferentes, como safáris à cavalo, à pé, passeio de bicicleta, pesca, visita cultural para aprender sobre as ações sociais ou conhecer os cães farejadores usados no combate à caça predatória. Isso porque no destino seguinte, o Parque Nacional Mara, os animais estarão mais concentrados e se aproveita ainda mais no carro. Então não deixe de usufruir destas atividades opcionais!

A primeira atividade que fiz foi uma cavalgada bastante tranquila, passando por entre os arbustos da savana, avistando pequenos animais, algumas zebras, mas foi principalmente focado no cenário. Um diferencial desta forma de safári é o silêncio em contraste com o som dos jeeps.

Dunia SkySafari
Safári à cavalo: uma atividade alternativa no Loisaba para observar animais em silêncio.

Ao término da atividade, um sundowner justamente no local onde parte do grupo estava pescando. As bebidas ao pôr-do-sol são excelentes oportunidades para conectar com outros hóspedes, trocar histórias e experiências. Altamente recomendável.

À noite, depois do jantar, uma experiência que vou lembrar para sempre: a starbed. O conceito é prover uma cama em local completamente seguro e equipado para passar a noite sob as estrelas e ouvindo os sons da natureza. A plataforma sobre palafitas me surpreendeu com facilidades para uma noite tendo o céu como teto, a savana como parede e dormir ouvindo os sons da natureza. Um verdadeiro hotel de milhares de estrelas e a cobertura de rede permite uma visão espetacular! Como o Quênia fica bem próximo à linha do Equador, tem-se um dos mais belos céus noturnos. A noite que dormi ali era de lua minguante, então a visão das estrelas ficou um pouco comprometida, mas nada que tirasse a beleza do céu e o encanto da experiência.

Dunia SkySafari
A starbed é uma estrutura sobre palafitas que permite passar a noite observando estrelas e ouvindo sons dos animais.
Foto Elewana Collection

As starbeds têm uma estrutura muito boa, com uma área comum que representa uma típica casa colonial queniana. A recepção é feita por um membro da tribo local indicando o caminho até a plataforma e quem chega cedo, tem a possibilidade de jantar, sentar ao redor do fogo para ouvir histórias e músicas típicas ou se recolher à privacidade da starbed. Dentro do “quarto” você encontra uma cama adaptada na estrutura traseira de uma Land Rover. O fato de estar sob rodas permite que a cama seja facilmente manuseada, podendo tanto tanto deixá-la na parte descoberta quando na parte totalmente coberta.

SkySafari
Área comum na Starbeds: rusticidade e conforto na savana queniana.
Foto Elewana Collection
Dunia SkySafari
A área comum remete à uma típica casa queniana.
Foto Elewana Collection
Dunia SkySafari
O café da manhã pode ser servido no quarto ou na área comum.
Foto Elewana Collection

Com um banheiro completo (e uma vista incrível!), a experiência de ficar neste tipo de acomodação, mesmo que seja por uma noite, é imperdível para quem gosta de natureza e animais. O banheiro com vista panorâmica é um “must” e um banho pela manhã certamente vai te preparar para mais um dia de safári com muita energia.

Dunia SkySafari
A água quentinha e vista incrível: combinação perfeita!

Acordar cedinho é uma oportunidade perfeita para procurar por animais com incrível vista panorâmica e de cima, em um ambiente totalmente seguro. Ouvir os sons dos animais é fascinante, mesmo para alguém que, como eu, não sabe exatamente o que está ouvindo. Depois soube que eram rinocerontes, zebras e hienas, além de muitos pássaros pela manhã. É possível tomar o café da manhã ali na plataforma ou na área comum, mas minha sugestão é aproveitar a staebeds até o último minuto.

Dunia SkySafari
Acordar pela manhã com uma vista destas: uma experiência incrível nas starbeds.
Dunia SkySafari
Um dos passarinhos que ousou chegar mais perto.
Dunia SkySafari
A estrutura da cama fica na parte traseira de uma Land Rover, coberta por rede para proteção contra insetos.

A temperatura da noite não foi um problema. Além de uma bolsa de água quentinha, as cobertas disponíveis na cama possibilitarem uma noite super confortável.

No dia seguinte ao starbeds fiz um safári à pé. Acompanhada do guia e de um segurança armando com escopeta, durante a caminhada o guia comenta sobre a vegetação e como as plantas são usadas pelos povos locais, mostra pegadas de animais e, obviamente, é a chance de ver os animais de um pouco mais próximo. Por segurança, não é permitido chegar muito perto, mas é uma distância confortável para ver os animais sem a necessidade de binóculos.

Dunia SkySafari
Safári caminhando, com orientação de guia e um segurança armado por precaução.
Dunia SkySafari
Parada para ouvir a explicação sobre pegadas de animais que passaram por aqui na noite anterior.
Dunia SkySafari
Entre os animais avistados durante o safári à pé estão elefantes e girafas além de antílopes.
Dunia SkySafari
Girafas vistas no safári da tarde.
Dunia SkySafari
Arco-íris durante a parada para o sundowner no safári da tarde.

Um dos destaques do Loisaba é a sua linda piscina de borda infinita, que se ainda não ganhou prêmio de piscina com a melhor vista, é questão de tempo! Perfeita para relaxar entre um safári e outro.

Loisaba Tented Camp
Destaque no Loisaba Tented Camp: a piscina com borda infinita e vista para a planícia abaxo.
Foto Elewana Collection
Dunia SkySafari
Uma vista ininterrupta do vale abaixo que, em dias sem nuvem, permite ver o Monte Quênia, ponto mais alto do Quênia e segundo mais alto da África.

À noite, um jantar estilo bufê sob as estrelas, iluminado com lampiões, dá um charme adicional à experiência. Depois, é hora de encontrar com outros hóspedes no bar/lounge para trocar as experiências vividas e planejar as atividades do dia seguinte.

Destaques e atividades incluídas no Loisaba Tented Camp:

  • Safári exclusivo em um ambiente deslumbrante;
  • Caminho de migração de elefantes e oportunidades de ver cães selvagens;
  • Safári em carros personalizados para a atividade;
  • Safári à pé, com mountain bike e pesca;
  • Café da manhã em paisagens espetaculares.

Confira a compilação de alguns momentos durante a estadia no Loisaba!

Quer saber mais sobre viagens para o Quênia? Veja no no site da Kangaroo e fale com o seu agente de viagem para montar um roteiro personalizado. Não deixe de acompanhar o último post da experiência do SkySafari no Quênia, no Parque Nacional Amboseli. Hakuna matata e até lá!