Encante-se com as ruas de paralelepípedos e a arquitetura colonial espanhola de San Miguel de Allende, uma cidade no coração do México que oferece muito mais do que festivais animados e desfiles coloridos.

Ruas de paralelepípedos, arquitetura colonial espanhola e um cenário gastronômico em crescimento com restaurantes orgânicos, fabricações de tequila e – acredite ou não – croissants que rivalizam com os de Paris: estas são as marcas de San Miguel de Allende, uma cidade no planalto central do México.

Descubra cinco experiências imperdíveis para aproveitar o charme único desta cidade, seja qual for a época da sua visita:

San Miguel de Allende_México
Ruas de San Miguel de Allende – crédito foto Icaro Bioni

Observação do Horizonte

Contemple as cores em constante mudança do horizonte de San Miguel a partir do terraço do luxuoso hotel Rosewood, aberto ao público. Do nascer ao pôr do sol, desfrute de vistas deslumbrantes da icônica La Parroquia e dos telhados da cidade, pintados em tons de terracota, ocre e rosa empoeirado, contrastando com o céu azul vívido.

San Miguel de Allende_México
Terraço do Hotel Rosewood – foto cortesia Visit Mexico
San Miguel de Allende_México
Terraço do Hotel Rosewood – crédito foto Icaro Bioni

Visita ao Santuário de Atotonilco

Conhecido como a “Capela Sistina do México” e Patrimônio Mundial da UNESCO, o santuário apresenta murais barrocos mexicanos que cobrem suas paredes e tetos, proporcionando uma experiência cultural e artística única.

San Miguel de Allende_México
Santuário Atotonilco – crédito foto Icaro Bioni
San Miguel de Allende_México
Interior do Santuário Atotonilco – crédito foto Icaro Bioni

Culinária Mexicana Autêntica

Delicie-se com pratos tradicionais mexicanos, como polenta com frango ou carne de porco e criativos tacos, além de ingredientes locais como milho, abóbora e pitaia, fruto de cactos locais, que enriquecem a experiência gastronômica.

San Miguel de Allende_México
Polenta com carne de porco – foto Shutterstock
San Miguel de Allende_México
Pitaia – foto Shutterstock

Mercado de Terça-feira

Explore o mercado de terça-feira El Tianguis, que se estende por três campos de futebol e oferece uma variedade de antiguidades, artesanatos, alimentos locais e curiosidades, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura local.

San Miguel de Allende_México
Mercado San Miguel de Allende – crédito foto Icaro Bioni
San Miguel de Allende_México
Mercado San Miguel de Allende – foto Shutterstock

Exploração Cultural

Descubra a rica cultura de San Miguel através de suas belas igrejas, como a Parroquia San Miguel Arcangel, um símbolo da cidade, e explore as lojas de artesanato e galerias que cercam o centro, refletindo a vibrante comunidade artística local.

San Miguel de Allende_México
Parroquia San Miguel Arcangel – foto Shutterstock
San Miguel de Allende_México
Artesanato mexicano – crédito foto Icaro Bioni

Além dessas experiências, San Miguel de Allende oferece outras atividades populares, como passeios pelo Parque Juarez, o maior espaço verde da cidade, e degustações de tequila e mezcal nos bares locais. Em novembro, participe das celebrações do “Día de los Muertos”, com festas e desfiles pela cidade.

Texto inspirado em artigo de Travel + Leisure

San Miguel de Allende é uma cidade que combina o pitoresco com o cosmopolita, suas ruas de paralelepípedos, pátios verdes, detalhes arquitetônicos e interiores sumptuosos tornam-na verdadeiramente única no México.

Descubra mais sobre esse destino fascinante e veja as sugestões de roteiros da Kangaroo Tours para explorar San Miguel de Allende e outras cidades mexicanas. Entre em contato com um agente de viagens para criar um roteiro personalizado, de acordo com suas preferências e orçamento.