Polinésia Francesa - Tahiti

As ilhas da Polinésia Francesa são um paraíso tropical que tem acolhido turistas e recém-casados há anos para desfrutar de suas águas turquesa, céu ensolarado e hospitalidade única e acolhedora, no qual, nativos com coroas de flores na cabeça, sempre atenciosos, estampam no rosto seus sorrisos.


Cumprimentando os locais

O francês é a língua oficial nas ilhas, seguido pela língua indígena taitiana. Mas, não se preocupe, o inglês (considerado a terceira língua local e ensinado nas escolas) é facilmente falado pelos funcionários dos hotéis e restaurantes da Polinésia Francesa. Para aqueles que gostam de aprender e arriscar falar outras línguas, todos irão apreciar seus esforços caso tente falar um pouco de taitiano:

‘Ia orana, um cumprimento comum na Polinésia Francesa, que significa Olá, Bom dia – uma saudação carinhosa. Também pode ser usado para desejar boas energias ou boa saúde.

Outras frases interessantes para saber antes de ir: Maeva! Ou Manava! (Bom dia!); Maruru! (Obrigado!); E aha te huru? (Como você está?); Nana! (Adeus, nos encontramos novamente!).

Polinésia Francesa - Tahiti

Saudação calorosa dos polinésios – Foto cortesia Tahiti Tourisme, fotógrafo Ty Sawyer

 

Para onde ir?

Existem 118 ilhas na Polinésia Francesa, que formam 5 arquipélagos: Sociedade, onde estão as ilhas mais conhecidas; Tuamotu, ilhas de coral em forma de anel; Marquesas, são as ilhas mais afastadas, ideais para ecoturismo; Austrais, com clima mais fresco e poucos turistas; e Gambier, isolada do turismo convencional pela dificuldade de acesso.

Sendo assim, é provável que você embarque em um barco ou avião, em algum momento durante a estadia, caso queira conhecer mais de uma ilha e, possivelmente, esses veículos serão um dos meios de chegar ao resort escolhido.

 

O que você pode fazer?

As atividades na Polinésia Francesa são em abundância. Aproveite os dias nas ilhas para nadar, mergulhar, fazer snorkel, caminhar, fazer passeios de barco, caiaque, stand up paddle, piquenique em uma ilha isolada, entre outros.

Antes de ir, não se esqueça de dar uma olhada em todas as opções disponíveis de excursões e atividades e, se necessário, reservar com antecedência. Não há nada pior do que voltar para casa com a sensação de que perdeu alguma atividade incrível. Em nosso site temos mais informações sobre o destino e opções de atrações que as principais ilhas da Polinésia têm a oferecer.

A vida noturna na Polinésia Francesa é mais intensa em Papeete (Tahiti), onde existem várias opções de bares e restaurantes. Nas outras ilhas as opções são poucas, sendo os bares e restaurantes dos hotéis os mais frequentados. Há sempre nas ilhas um grupo local que a noite faz show típico de dança e música taitiana nos hotéis.

Polinésia Frncesa - Tahiti

Dolphin Center em Moorea com programas educativos e interativos e snorkel nas águas turquesa e cristalinas da Polinésia – Foto cortesia Tahiti Tourisme

Polinésia Francesa - Tahiti

Excursões a ilhas intocadas e isoladas e caiaque pelas lagoas – Foto cortesia Tahiti Tourisme

 

Cozinha polinésia

Antes de chegar à Polinésia Francesa é uma boa ideia saber o que esperar em termos de culinária.

Com a luz do sol predominando praticamente o ano todo, uma grande variedade de frutas, especiarias e legumes são as joias gastronômicas das ilhas, com uma combinação de aroma e benefícios nutricionais excelentes.

Nas ilhas, você irá encontrar com frequência a lendária fruta-pão (conhecida também como u uru), coco, e uma variedade de tipos de bananas e tubérculos, que compõem a base da cozinha polinésia. Frutas como papaias, mangas, abacaxis, melancias, limas e fava de baunilha são usadas para preparar saborosas sobremesas locais.

Polinésia Francesa - Tahiti

Ingredientes típicos da culinária polinésia – Foto cortesia Tahiti Tourisme, fotógrado Lionel Teihotu

Os peixes, tanto de lagoa ou de mar, também estão no menu de pratos típicos polinésios. Estes muitas vezes são comidos crus, às vezes marinados em suco de limão e leite de coco “à la Tahitienne”.

O bacana é que diversos tours permitem descobrir os sabores das ilhas em piqueniques organizados em praias ou em uma motu (ilhota), para que possamos degustar dessas delícias enquanto os pés balançam na água. Esses passeios são uma oportunidade de saborear peixes frescos locais., mas para os que não gostam muito de se aventurar na gastronomia de outros países, a maioria dos resorts e hotéis servem refeições típicas ocidentais.

Polinésia Francesa - Tahiti

Aula de culinária polinésia e degustação e piqueniques nos motus (ilhotas) – Foto de Tahiti Tourisme

 

Como chegar?

Para chegar à Polinésia Francesa existem três opções principais: via Santiago e Ilha de Páscoa, uma das rotas mais usadas e rápidas, saindo do Brasil. As outras opções são via Nova Zelândia (Auckland) ou Estados Unidos (Los Angeles), com excelentes oportunidades de fazer um stopover e combinar os destinos.

 

O clima na Polinésia Francesa

Assim como no Brasil, o clima nas ilhas polinésias é tropical. Isso significa que há meses mais chuvosos, porém o calor de verão predomina o ano todo. Ou seja, você continuará curtindo a piscina e a lagoa, pois as chuvas tropicais e o céu nublado são passageiros, não atrapalhando em nada a viagem.

O melhor período para visitar a Polinésia Francesa é entre junho e outubro, quando se encontra um céu completamente azul e muito sol, com uma brisa típica de costa litorânea. Nos meses de junho e julho, ocorrem em diversas ilhas da Polinésia festas típicas e competições esportivas.

Polinésia Francesa - Tahiti

Clima tropical nas ilhas da polinésia – Foto de Tahiti Tourisme, fotógrafo Tim Mckenna

 

Casamento polinésio

Os principais resorts da Polinésia Francesa organizam cerimônias lindíssimas de acordo com a necessidade de cada casal. As opções são para todos os gostos: de uma celebração intimista a casamentos formais; na praia, na piscina ou em vilas; cerimônias tradicionais polinésias ou menos habituais, como na água.

Em nosso site separamos os principais hotéis que planejam e organizam casamentos em estilo polinésio, e que ajudam a definir o estilo de cerimônia de casamento que mais se enquadra no perfil dos noivos. Especialistas românticos estão dispostos e prontos para garantir um dia precioso e, são os parceiros perfeitos para planejar cada detalhe.

Polinésia Francesa - Tahiti

Casamento polinésio em Bora Bora – Foto de Tahiti Tourisme

 

Pérolas negras

Depois do turismo, a cultura de pérolas negras é o segundo recurso econômico da Polinésia Francesa e adquiriu uma reputação mundial. A “pérola taitiana cultivada” com nuances de cor é encontrada em vários produtos, desde peças de colecionador, até joias da moda e joias sofisticadas.  A pérola da Polinésia tornou-se uma joia incomparável e uma das principais lembranças do destino.

Polinésia Francesa - Tahiti

Colar de pérolas negras – Foto cortesia Tahiti Tourisme, fotógrafo Grégoire Le Bacon


Não deixe de ler também:

 

Para encerrar nossa série de post’s sobre a Polinésia Francesa (Tahiti), no próximo post traremos sugestões de autênticos e incríveis hotéis para hospedagem nas principais ilhas. Se gostou e quiser saber mais sobre os pacotes de viagem para a Polinésia Francesa, entre em contato com um agente de viagem e solicite um orçamento personalizado!