Riviera Maia_México

Viajar com um bebê para um destino desconhecido pode parecer desafiador, mas cada vez mais casais têm viajado com seus pequenos, usufruindo da infra-estrutura oferecida por hotéis e resorts ao redor do mundo. Ronaldo Cunha, gerente da Kangaroo Tours no Rio de Janeiro, nos conta mais sobre sua experiência em viagem a Riviera Maia, no México caribenho.

 

Leia mais:

 

Esta foi a minha primeira viagem para o México e escolhi conhecer a Riviera Maia, pois é um destino que a Kangaroo Tours começou a operar recentemente e que eu precisava conhecer. Foi também a primeira viagem do pequeno Romeu, meu filho de 6 meses e ele parece ter curtido bastante.

Ficamos hospedados no Dreams Riviera Cancun Resort & Spa, que fica a 30 minutos do aeroporto de Cancun, na região de Puerto Morelos, entre Cancun e a Riviera Maia. Esta seria a primeira vez que eu me hospedaria em acomodação estilo resort, com sistema all inclusive.

Nossa viagem do Rio de Janeiro até lá foi bem tranquila, voando com a Copa via Panamá. O bebezinho dormiu boa parte do voo, o que não o deixou tão irritado. Quando chegamos no destino final, os passageiros até estranharam que tinha um bebê abordo porque não ouviram som de choro. Com o fuso horário, chegamos ao nosso hotel na Riviera Maia já tarde da noite e o check-in foi bem rápido ao som de uma banda que tocava no lounge principal. Isso é uma coisa legal de resort: tem entretenimento todas as noites, seja um show de música, de mágica, show cultural, filme ou esporte no telão.

Fomos guiados pelo simpático funcionário do hotel até o nosso quarto e, chegando lá, o mesmo nos mostrou tudo, para que servia cada um dos botões, o frigobar e até onde abrir a cerveja. No caminho até o quarto já deu para notar que se tratava de um super resort. E realmente era. Possui mais de 400 habitações e muita infra-estrutura.

Riviera Maia_México

Vista do quarto para o mar caribenho da Riviera Maia – foto de Ronaldo Cunha

 

Como o quarto era da categoria Preferred Club estava bem próximo da praia, com vista do mar e uma bela jacuzzi na sacada. Recomendo essa categoria porque além da proximidade à praia, o hóspede tem acesso a um lounge privativo, entre outras facilidades.

Alguns quartos na parte térrea, além da jacuzzi na sacada, têm uma pequena piscina privativa. Ótimo para casais em lua de mel! Apesar de ser um resort também voltado para famílias, tem muito espaço para casais aproveitarem e se isolarem,  caso queiram.

Riviera Maia_México

Quarto com jacuzzi e piscina privativa – foto de Ronaldo Cunha

 

Acordamos cedinho, não por causa do jet lag, mas para quem tem ou já teve bebê sabe que eles acordam cedo, então lá fomos nós experimentar o café da manhã no restaurante buffet. Além, de várias estações com diversos tipos de comida, os chefs estavam sempre a disposição para preparar na hora omeletes e outras delícias para os hóspedes. Adorei que sempre no café da manhã tinha suco verde.

 

  • Dica: não deixe de provar o café mexicano, feito com canela, maçã e outras especiarias. Parece um quentão sem álcool.

 

O hotel possui 6 restaurantes, um coffee shop e alguns bares. Como é um resort que tem um mix de famílias e casais, tem sempre um restaurante que é só para adultos, normalmente de cozinha francesa. Provamos o mexicano, o italiano, o da praia e o buffet; todos muito bons e o atendimento fantástico. Por ser um resort all inclusive, a gorjeta é sugerida no restaurante a quem fica lhe servindo na piscina durante o dia e assim por diante.

Riviera Maia_México

Refeição em restaurante do hotel – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Refeição em restaurante do hotel – foto de Ronaldo Cunha

 

As facilidades do resort são muitas: piscinas para criança, para adultos com bar, mesa de ping pong, spa completo, kids club, quadras de tênis, serviço de praia, caiaque, hobby cat, jet ski, para-sailing, acordo com campo de golfe próximo e muito mais. Algumas atividades são oferecidas como cortesia e outras pagas, além é claro de uma lista diária de entretenimento organizada pela equipe de lazer do resort.

A faixa de praia da Riviera Maia é um pouco estreita, não é como as nossas aqui no Brasil, mas estava bem limpa. Com o sol, o mar ficava com alguns tons de azul mas, como havia chovido a semana inteira antes da nossa chegada, a água não estava com uma visibilidade muito boa.

Riviera Maia

Praia em frente ao hotel – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia

Praia em frente ao hotel – foto de Ronaldo Cunha

 

Chichén Itzá

Além de aproveitar bastante o resort, fizemos o passeio a Chichén Itzá que foi muito bom e fica aproximadamente 2 horas da Riviera Maia. Esse passeio eu recomendo fazer privativo, seja em família ou casal. É um passeio bem longo e no caminho se visita um dos milhares de cenotes da região. A parada é perfeita para refrescar um pouco durante o passeio, ainda mais se o clima estiver quente e úmido.

Riviera Maia_México

Passeio ao Chichén Itzá – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Passeio ao Chichén Itzá – foto de Ronaldo Cunha

 

Xcaret

Visitamos também o parque Xcaret, que recomendo não perder. O parque é enorme e está em frente à praia, com rios subterrâneos passando por ele, onde é possível nadar e se refrescar, avistar alguns animais nativos, ver uma grande variedade de fauna marina no aquário, nadar com golfinhos, mergulhar, fazer um jet boat, passar o dia na praia descansando,  ir ao centro cultural com artesanatos, entre outros atrativos. Xcaret é um parque temático ecológico situado na Riviera Maia, a 5 km ao sul de Playa del Carmen.

Riviera Maia_México

Passeio ao parque temático ecológico Xcaret – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Passeio ao parque temático ecológico Xcaret – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Passeio ao parque temático ecológico Xcaret – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Passeio ao parque temático ecológico Xcaret – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Museu La Casa del Arte Popular Mexicano no Xcaret – Foto de Ronaldo Cunha

 

Alguns dos atrativos são opcionais e outros já inclusos no preço standard do passeio. No parque, tem guarda volume, chuveiros de água fria e vestiários para que os turistas levem uma muda de roupa para troca, porque as 7 horas da noite é realizado um espetáculo no estádio fechado que conta a história dos nativos, a chegada dos colonizadores e um pouco da cultura local, dança e música das diferentes regiões do México. O show acaba as 21h e vale a pena ficar até o final.

Riviera Maia_México

Show no parque Xcaret – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Show no parque Xcaret – foto de Ronaldo Cunha

 

Existem muitas outras opções de atrativos na região da Riviera Maia, mas quem vai com a ideia de descansar, aproveitar as instalações do resort acaba sendo excelente.

Riviera Maia_México

Dreams Riviera Cancun Resort & Spa – foto de Ronaldo Cunha

Riviera Maia_México

Dreams Riviera Cancun Resort & Spa – foto de Ronaldo Cunha

 

Resumindo nossa experiência, Riviera Maia é um destino totalmente recomendado para famílias com criança pequena, adolescente ou adultos e casais, seja em lua de mel ou não. Os resorts são muito bem estruturados, têm muita opção de lazer e o povo mexicano é amigável e receptivo.

Artigo escrito por Ronaldo Cunha, gerente da Kangaroo Tours no Rio de Janeiro.

 

O vídeo abaixo mostra um pouquinho mais sobre o resort na Riviera Maia. Aproveite!

 

  • Quando ir? Embora muitas pessoas associam o México com o tempo quente, devido a extensa dimensão do país há uma grande variedade de zonas climáticas. O tempo ao nível do mar tende a ser de morno a quente durante todo o ano, enquanto que em altitudes mais elevadas, o tempo pode chegar a frio, especialmente nos meses de inverno. O México tende a ser mais agradável entre outubro e maio (junho-setembro pode ser muito quente e úmido) e deve-se ter em mente que a temporada de furacões vai de junho a novembro.

 

Gostou? Quer conhecer a Riviera Maia? Fale com o seu agente de viagem para mais informações. A Kangaroo Tours também possui opções de pacotes para o México, tanto na região do Caribe, como no mar do Pacífico e região central e histórica. Personalize a viagem de acordo com o que precisa, suas expectativas, orçamento e necessidades!