Caribe: o que fazer, onde ir e as praias de Barbados

Sonia Goto da Kangaroo Tours São Paulo visitou, no último mês de junho, a charmosa ilha Barbados – localizada no leste da América Central, no arquipélago das Pequenas Antilhas -, e nos conta com detalhes sobre o roteiro da sua fascinante viagem para esse paraíso tropical banhado pelo mar do Caribe.

 

Com mais de 3.000 horas de sol por ano, clima tropical, temperatura média de 25°C acompanhada por uma brisa refrescante, Barbados é um convite ao paraíso nas ilhas do Caribe.

O país se encontra na América Central e foi colonizado pelos britânicos. Fala-se inglês e a moeda oficial é o dólar barbadiano. Com 431 m² de área, essa ilha do Caribe surpreende pela diversidade de atividades e locais para visitar, além dos diferentes estilos de praia. Isso talvez possa ser explicado pela força que move a economia do país: o turismo está em primeiro lugar, seguido pela cana-de-açúcar e pelo rum.

A leste e a norte, a ilha é banhada pelo oceano Atlântico, área preferida dos surfistas e dos casais que querem a privacidade de um hotel mais tranquilo e afastado da badalação.

Barbados_Caribe

Crane Beach, Barbados – foto de Sonia Goto

 

Já a costa oeste é banhada pelo mar do Caribe, com praias de águas cristalinas – algumas delas se parecem com piscinas naturais. Também conhecida como Platinum Coast, é a parte da ilha frequentada por famosos como Rihanna, Jay-Z e Tiger Woods.

Barbados_Caribe

St. James Beach, Barbados – foto de Sonia Goto

 

Mais ao sul, há o encontro das águas do Atlântico e do Caribe produzindo uma mistura agradável – mar de ondas mais amigáveis – o tipo de mar em que se entra e não dá vontade de sair. É a região da ilha próxima a Bridgetown, a capital, com fácil acesso a bares e restaurantes.

Barbados_Caribe

Accra Beach, Barbados – foto de Sonia Goto

 

  • COMO CHEGAR? Fiquei na ilha por 8 noites, já que fui com o voo direto da Gol. Mas, a partir de agosto, esta rota deixará de operar, restando a opção de fazer conexão em Bogotá, na Colômbia. A vantagem desta rota é a flexibilidade – pode-se ficar menos ou mais dias – com o voo semanal da Gol, é necessário ficar sete, 14, 21 noites, etc.

 

Acredito que não exista uma forma certa de aproveitar um destino – o importante é conhecer suas preferências. Em Barbados, é possível ficar a semana toda curtindo só as diferentes praias. Para os que gostam de atividades, listo abaixo algumas coisas para fazer. Recomendo consultar previamente a disponibilidade e o horário de funcionamento dos atrativos.

  • Safári pela ilha: fiz o passeio de meio dia em um Jeep em grupo, mas é possível contratar um carro fechado e privativo, além de optar pelo tour de dia inteiro. É uma ótima opção para se ter uma ideia geral de como a ilha está organizada e conhecer alguns dos pontos turísticos;
Barbados_Caribe

Safári pela ilha, caverna Animal Flower Cave, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Safári pela ilha, exterior Caverna Animal Flower Cave, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Safári pela ilha, Bathsheba Beach, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Jeep safári pela ilha, Barbados – foto de Monica Leles

 

  • Submarino Atlantis: um submarino que desce a 120 pés, aproximadamente 36 metros. Vimos um navio naufragado, cardumes lindos de peixinhos e peixões coloridos, além de tartarugas – opção para quem quer ver o fundo do mar do Caribe sem se molhar;
Barbados_Caribe

Submarino Atlantis, Barbados – foto de Monica Leles

Barbados_Caribe

Submarino Atlantis, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Interior Submarino Atlantis, Barbados – foto de Monica Leles

 

  • Destilaria de Rum Mount Gay: fundada em 1903, a destilaria Mount Gay produz rum da melhor qualidade. A marca se orgulha por usar produtos locais e ter recebido o prêmio de melhor rum do mundo por dez anos consecutivos. O tour padrão inclui visita à fábrica e degustação, mas pode-se incluir o almoço também. Como estávamos em grupo, fizemos o opcional com competição de drinks – havia uma bancada cheia de frutas, bebidas e rum Mount Gay e pudemos criar um coquetel, além de degustar os que foram preparados pelos demais;
    *Há também a destilaria localizada na Nicholas Abbey, uma propriedade em estilo colonial britânico que oferece degustação de rum.
Barbados_Caribe

Destilaria de Rum Mount Gay, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Destilaria de Rum Mount Gay, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Destilaria de Rum Mount Gay, Barbados – foto de Silvia Sá

 

  • Mercado de Peixes de Oistins: um mercado de peixes durante o dia que se transforma em ponto de encontro de turistas e locais à noite. Há diversas barraquinhas com comidas típicas, como o peixe voador frito, e de artesanato. Às sextas-feiras, turistas e locais dançam aos pares em um espaço ao lado das mesas compartilhadas;
Barbados_Caribe

Mercado de Peixes de Oistins, Barbados – foto de Sonia Goto

 

  • Saint Lawrence Gap: região próxima ao Mercado de Peixes, com restaurantes e baladas com vista para o mar do Caribe;
Barbados_Caribe

Região St. Lawrence Gap, Barbados – foto de Sonia Goto

 

  • Harrison’s Cave: um conjunto de túneis subterrâneos que dão acesso a cavernas com suas estalactites e estalagmites. Fizemos o passeio no carrinho que desce pelos túneis, mas há opção de fazer um percurso alternativo a pé, acompanhado de guia;
Barbados_Caribe

Interior Harrison’s Cave, Barbados – foto de Sonia Goto

 

  • Passeio em catamarã: passeio indispensável para quem gosta de ficar na água. É importante consultar as companhias locais quanto aos itens inclusos na tarifa do tour. O nosso tinha três paradas: uma para fazer snorkeling e ver os corais, outra para nadar com tartarugas grandes e a última em uma das praias com águas calmas do Caribe – incluía almoço e todas as bebidas;
Barbados_Caribe

Passeio de catamarã, Barbados – foto de Sonia Goto

Barbados_Caribe

Tartaruga em passeio de catamarã, Barbados – foto de Monica Leles

 

  • Museu do Concorde: localizado ao lado do aeroporto, o museu abriga o supersônico Concorde da British Airways que por muitos anos fez a rota Londres-Bridgetown. No museu, fala-se um pouco das curiosidades do avião, de como eram os serviços na época, além de haver uma simulação de decolagem.
Barbados_Caribe

Museu Concorde, Barbados – crédito foto de Barbados Concorde Experience

 

Foi uma experiência surpreendente! Barbados esbanja uma energia genuína que não se encontra em qualquer lugar. Para quem busca descanso combinado com atividades e contato com os locais, aí está um destino perfeito no Caribe!

Barbados_Caribe

Vista aérea de Barbados – foto de Sonia Goto

Artigo escrito por Sonia Goto, pós-venda da Kangaroo Tours em São Paulo.

 

O Caribe é um destino almejado por muitas pessoas. Seu grande atrativo são os mares de águas incrivelmente transparentes, com tons de azul que parecem impossíveis de existir. É uma região formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares. No total são 28 territórios que baseiam sua economia principalmente na movimentação de turistas vindos de todas as partes do mundo.

  • QUANDO IR? Durante todo o ano, as temperaturas nas ilhas do Caribe não variam muito, mas constantes ventos mantêm o calor em um nível bem confortável, já que a temperatura pode chegar facilmente aos 32ºC. Entre maio e outubro há mais propensão a chuvas e entre junho e novembro podem ocorrer furacões. Em Barbados há um sentimento comum de que a vida deve ser celebrada a todo instante. Portanto, independente da época que for para lá, há festivais o ano todo, vida noturna agitada e uma programação cultural vasta para uma experiência ainda mais inesquecível.

 

Deseja planejar uma viagem de férias com a família, amigos ou dias de descanso e romance a dois no Caribe? Entre em contato com seu agente de viagem e personalize uma experiência de viagem, de acordo com suas preferências, expectativas e orçamento para Barbados. Descubra os cenários idílicos para momentos de relaxamento e refúgio em meio as praias de areia branca e mar azul, que complementam as cores, a alegria, os sons, os sabores e a história de Barbados.

Saiba mais sobre outras ilhas do Caribe:

 

Copyright © 2017. Agência de Viagens Kangaroo. Todos os direitos reservados.